JUAZEIRO SAÚDE

Ex- vereador Allan Jones destaca importância do Setembro Amarelo e lembra Lei sobre conscientização da depressão Infanto-Juvenil comemorada em outubro em Juazeiro

Durante o período de conscientização voltado para a campanha do Setembro Amarelo, o ex-vereador, Allan Jones, lembra de uma Lei muito importante, de sua autoria, que foi sancionada ainda no primeiro ano de mandato no legislativo municipal, em 2017. A instituição da “Semana Municipal de Conscientização Sobre a Depressão Infanto-Juvenil”, através do PL 2717/2017, foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares municipais e é uma iniciativa voltada para o combate ao suicídio presente na faixa etária.

A data é comemorada anualmente entre os dias 08 e 14 de outubro, onde serão desenvolvidas atividades que possam conscientizar os jovens quanto à depressão levando conhecimento; orientações a respeito do diagnóstico e tratamento; além de encaminhamento para atendimento especializado.

“O objetivo dessa Lei é que medidas possam ser implementadas a partir da prevenção da depressão, atuando na diminuição da incidência de suicídio. Nesse momento tão importante do ano, o Setembro Amarelo, é sempre plausível lembrar do tema referente a adoecimentos mentais nos jovens, principalmente a depressão”, pontuou o médico.

Jones também destaca o papel da família na promoção da saúde mental. “É importante que todos os familiares fiquem atentos aos mais jovens, percebendo se há alterações de comportamentos e sempre manter diálogo aberto. Sempre que necessário é ideal que procure ajuda médica especializada que possa realmente tratar a depressão”, finalizou Allan.

 
Ascom Allan Jones