PERNAMBUCO

Com mais oito casos confirmados, Pernambuco soma 44 infecções pela variante delta

Pernambuco confirmou mais oito casos de pacientes infectados pela variante delta do coronavírus, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Com a atualização, feita nessa quarta-feira (29), o Estado agora totaliza 44 casos positivos para a cepa, detectada inicialmente na Índia.

Os casos foram notificados após mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras confirmadas para a Covid-19 processadas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE).
O relatório apontou que, das 13 amostras com qualidade para investigação do genoma, cinco apresentaram resultado para linhagem ou sublinhagem da variante gamma (equivalente a 38,4%) e as outras oito para a variante delta (61,5%).
Os oito pacientes infectados com a delta são provenientes dos municípios de Cabo de Santo Agostinho (1), Caruaru (3), Olinda (1) e Recife (3). Todos foram notificados no sistema de informação dos casos leves.

Já os pacientes infectados com a linhagem e sublinhagem gamma, predominante em Pernambuco, são moradores dos municípios de Caruaru (4) e Recife (1).

As coletas das amostras avaliadas nessa rodada foram realizadas entre os dias 28 de agosto e 10 de setembro.

Os 44 pacientes com casos confirmados para a variante delta são dos seguintes municípios: Abreu e Lima (1), Araçoiaba (1), Araripina (1), Cabo de Santo Agostinho (2), Camaragibe (1), Caruaru (8), Escada (1), Exu (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Olinda (4), Petrolina (4), Primavera (1) Quipapá (1), Recife (11) e Fernando de Noronha (1), além de 1 paciente de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1).

Por: Portal Folha de Pernambuco