Os interessados em fazer cursos gratuitos de qualificação profissional contam com 700 vagas abertas por instituições do Sistema S, em Pernambuco. São 200 oportunidades no Serviço Social da Indústria (Sesi) e 500 disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Nesta sexta (1º), o Senac lançou edital do programa de gratuidade (PSG). As inscrições, pela internet, já estão abertas. Elas seguem até seguem a quarta (6).
O resultado dos aprovados será divulgado na quinta (7). As matrículas poderão ser realizadas na quinta e na sexta (8), de forma presencial, nas cidades onde são ministrados os cursos.
Há vagas em Paulista e Ipojuca, no Grande Recife, Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, Caruaru, Surubim, Garanhuns e Tacaimbó, no Agreste, além de Petrolina, Araripina e Dormentes, no Sertão.
Há oportunidades para qualificação como cuidador de Idoso, em Surubim, e para os cursos de estratégias de inovação em compras e vendas, nos demais municípios.
Para concorrer, os alunos devem comprovar que têm renda familiar, por pessoa, de até dois salários mínimos e habilidade para a atividade escolhida.
Também é necessário ter ensino fundamental completo. Para as aulas de estratégias de inovação em compras e vendas, a idade mínima é de 16 anos. Para cuidador de idoso é preciso ter a partir de 18 anos.
As aulas terão início, em todas as turmas, no dia 13 de outubro. A duração é de aproximadamente dois meses.
As cargas-horárias serão de 160 horas para o curso de cuidador de idoso e de 180 horas para o de estratégias de inovação em compras e vendas.
A maioria das aulas acontecerá presencialmente, com protocolos de distanciamento e biossegurança, por causa da pandemia.
Em Tacaimbó e em Arapipina e para a turma de inovação em compras e vendas, em Surubim, as atividades serão remotas.
Sesi
Também nesta sexta, o Sesi abriu dois cursos gratuitos a distância. São 100 vagas para “administrando seu dinheiro” e outras 100 para “comunicação no foco organizacional”.
As inscrições podem ser feitas, pela internet, até o dia 15 de outubro ou até as vagas serem preenchidas. É preciso ter, no mínimo, 16 anos, e-mail, acesso à internet e noções básicas de informática.
Após a confirmação da matrícula, o estudante tem 30 dias para acompanhar os conteúdos e concluir o curso desejado.
Segundo a instituição, o curso “administrando seu dinheiro” pretende conscientizar os alunos sobre a importância de administrar as finanças pessoais e familiares de forma adequada, “prevenindo-se de possíveis transtornos decorrentes da má gestão de dinheiro”.
Entre as temáticas trabalhadas, estão: como evitar dívidas e sair delas; planejamento pessoal; planejamento familiar; planejamento com renda variável; como elaborar um orçamento financeiro; consumidor consciente; e formas de investimento.
O curso de “comunicação com foco organizacional” vai mostrar aos alunos conhecimentos básicos sobre a comunicação nas situações do ambiente organizacional, “considerando as demandas de trabalho e as interações com as pessoas”.
No conteúdo programático, estão: o que é comunicação e qual sua importância; comunicação e as suas formas de abordagem; gestão e comunicação; relações entre comunicação, trabalho e aprendizagem; comunicação com excelência; e estratégias para melhoria da comunicação no trabalho.
Após cumprir a carga horária total do curso escolhido, o estudante participará de uma avaliação na plataforma educacional. Se alcançar 70 pontos ou mais no exame, receberá o certificado de conclusão.