BOMBEIRO JUAZEIRO POLÍTICA

Juazeiro: Comandante do 9º GBM participa de reunião com a prefeita Suzana Ramos, Defesa Civil e com o CREA

Na manhã de quarta-feira (06) o Maj BM Eminelvino da Fonseca SOARES NETO, participou de importante reunião com a prefeita Suzana Ramos (PSDB), com o Coordenador da Defesa Civil e com prepostos do CREA. Na pauta a construção do Plano de Contingência do Município.

O Plano de Contingência (PLANCON) estabelece as ações de proteção e defesa civil. “Ele é elaborado a partir de uma determinada hipótese de desastre e organiza as ações de preparação e resposta. Ele funciona como um planejamento da resposta e deve ser elaborado na normalidade, com a definição de procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em caso de eventos extremos. Já na fase de resposta o PLANCON é colocado em prática, com base em todo o planejamento feito anteriormente, e adaptado as situações encontradas durante a Operação”, explicou o Major Soares Neto.

A prefeita Suzana Ramos ressaltou o compromisso da gestão municipal em construir o plano e no fortalecimento da Defesa Civil. “Desde o início da gestão que estamos em contato direto com o coordenador da Defesa Civil, que no passado somente era acionado quando tinha os alagamentos em tempos de chuva. Tenho me reunido com Ramiro Cordeiro, e atendido todos os seus pleitos para dar plenas condições de trabalho para a Defesa Civil prestar um serviço de excelência a população”.

O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil tem amparo legal da Lei 12.608/2012, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Conforme dispõem artigos 7º, 8°, inciso XI e 22, § 2°, inciso II e § 6° desta Lei é competência do município a elaboração do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, além da realização de audiência pública e simulados. Para isso a Defesa Civil Estadual oferece apoio e suporte técnico para a elaboração.

Para elaborar o Plano deve ser dividido em elementos que resultem em ações estratégicas e planejadas para resposta em momentos de emergência.

O PLANCON deve descrever como as pessoas e animais domésticos poderão ser evacuados um evento extremo e as rotas de fuga, que são traçadas levando em consideração o cenário de risco e o mapeamento da população vulnerável. É necessário definir as rotas para que, no momento de emergência, a população saiba para quais locais devem seguir e quais vias devem ser utilizadas, além dos pontos de encontro, de apoio e de abrigo. Ou seja, quais as atitudes devem ser tomadas por cada cidadão.

É fundamental que seja realizado um simulado para o treinamento e análise do Plano com os principais órgãos e instituições responsáveis pela implementação PLANCON. Da mesma forma, um treinamento com comunidade em conjunto com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). O simulado é a concretização do planejamento e possibilita os ajustes finais (pós simulado) para a conclusão do Plano.