ECONOMIA JUAZEIRO

Juazeiro: ADEAP reduz o tempo de abertura de empresas na cidade. No passado eram 60 dias, agora são 05 cincos dias

O tempo de abertura de empresas, que em anos anteriores chegou a 60 dias em Juazeiro, caiu para 5 em 2021, graças aos esforços da Prefeitura Municipal, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e dos profissionais de contabilidade da região.

Um dos primeiros passos foi ouvir os profissionais de contabilidade, que trouxeram dados preocupantes sobre a burocratização de processos na abertura de empresas no município. Em seguida, a discussão sobre a necessidade de integração entre as pastas, para que os serviços de abertura e baixas ganhem mais celeridade, proporcionando ao empreendedor bons motivos para investir no município.

Para o titular da ADEAP, Carlos Neiva, a necessidade de melhorias é constante e desburocratizar processos é o caminho para a atração de novos investidores. “Reduzindo esse tempo, a gente consegue facilitar a vida daquele empreendedor que ama Juazeiro e quer investir aqui, gerar emprego aqui. Então, é sim um avanço, mas nada está tão bom que não possa melhorar e tão ruim que não possa piorar. Nossa meta é reduzir ainda mais esse tempo, alcançando a média nacional”, garante.

De acordo com um Boletim do Mapa de Empresas do 2º quadrimestre de 2020, divulgado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o tempo médio de abertura de um negócio no Brasil é de 2 dias e 21 horas.