JUAZEIRO SAÚDE

Juazeiro: Comunitário denuncia descaso na Maternidade. “É muito desumana a situação dos bebês”

O comunitário  do Distrito de Itamotinga, Betinho, usou as redes sociais para denunciar o descaso na Maternidade de Juazeiro. Segundo ele, um bebê que nasceu na quinta-feira (10) na maternidade,  sofreu muita negligência durante o parto, por isso estar necessitando de regulação para uma unidade hospitalar que tenha uma UTI neonatal.

“Meus amigos, a família de uma da criança que nasceu na maternidade de Juazeiro, é daqui da região de Itamotinga. A família que me ligou aqui, pedindo pelo amor de Deus que que a gente venha ajudar, para pressionar essa gestão. Uma gestão que não investe em saúde, só investe em política para eleger o filho”, desabafou Betinho

O comunitário afirma que durante o parto de Franciele Bruna dos Santos Oliveira,  houve excesso na indução, por isso a criança fez cocô na barriga da mãe, por isso tiveram que fazer um cesário as pressas. Disse ainda que o recém-nascido precisa urgentemente ser transferido para uma UTI neonatal, já que a maternidade não tem um leito de UTI.

Até o início da noite deste sábado, o recém-nascido não tinha sido regulado para um outra unidade, e não obtivemos resposta sobre o estado de saúde do mesmo.

A Secretaria de Saúde emitiu uma nota esclarecendo a situação envolvendo o recém-nascido.

Conferia a nota:

A paciente Franciele Bruna dos Santos Oliveira chegou à Maternidade de Juazeiro no dia 07 de dezembro com bolsa rota. Ela foi examinada pela equipe da unidade e mãe e feto apresentaram exames dentro da normalidade e, portanto, seguindo o protocolo para estes casos, foi realizada indução para parto normal. Como a paciente não teve evolução completa do parto normal, o médico a encaminhou para a realização de cesariana. O bebê precisou de cuidados de equipe de alta complexidade devido à aspiração de mecônio, ocorrida já no final da evolução do trabalho de parto.

A Maternidade de Juazeiro solicitou regulação à Central de Regulação Interestadual de Leitos Bahia-Pernambuco (Cril) para a unidade de referência, que ocorreu neste domingo (12), e antes da transferência do bebê, foram prestados todos os cuidados possíveis para o recém-nascido ainda na unidade.