JUAZEIRO POLÍTICA

Câmara de Vereadores: G12 definiu a reeleição de Berg da Carnaíba?

O vereador de Juazeiro Berg da Carnaíba foi reconduzido à presidência da mesa diretora da Casa Aprígio Duarte com votação unânime a favor da condução dos trabalhos legislativos para o biênio 2023/2024. A eleição aconteceu na manhã desta segunda (03), com a presença de 20 vereadores da Casa, com exceção apenas do vereador Aníbal, que está em viagem, mas através de comunicado oficial também se manifestou favorável à reeleição do presidente. Assim, Berg foi eleito para a condução do 2º biênio da Câmara Municipal de Juazeiro.

Segundo informações o governo tentou impedir a eleição antecipada que sinalizava pela reeleição de Berg da Carnaíba, a fim de articular um outro nome para concorrer a presidência da Casa, mas por inabilidade na articulação política, não foi atendido.

No mês de setembro de 2021 sete vereadores ligados à base do governo da prefeita Suzana Ramos (PSDB) apresentaram requerimentos, junto à presidência da Casa Legislativa, solicitando suas respectivas saídas dos blocos parlamentares, que, basicamente, são responsáveis por acelerar a tramitação dos projetos de lei e assegurar que os mesmos sejam compatíveis com a Constituição Federal e com as legislações locais.

O governo de forma precipitada exonerou quatro cargos comissionados ligados aos vereadores Gleidson Azevedo e Gleidson Medrado, os vereadores entenderam que o Paço tentou intimidar os demais para retornarem a composição dos blocos ou conterem os ânimos. Não funcionou. 

Os sete vereadores continuaram firmes no propósito de dialogarem com o executivo negociando as demandas para o coletivo. O governo não entendeu e continuou acreditando que tinha acertado em exonerar quatro cargos dos vereadores. O que eram sete transformaram-se em 12 vereadores.

Assim, na eleição antecipada para a presidência da Câmara ficou claro a força dos vereadores: Dionísio, Gildasio Soares; Lourival Quirino, Mundeco; Gleidson Azevedo; Alex Tanuri, Dr. Salvador; Mitu, Gleidson Medrado; Nalvinho; Clesio e Berg da Carnaíba.

Por falta de um bom articulador político, a gestão de Suzana Ramos conseguiu a multiplicação de um limão em vários limões. Poderia ter feito uma gostosa limonada, e hoje está surfando nas obras que a gestão tem realizado.