COVID 19 JUAZEIRO

UBSs referência para síndrome gripal em Juazeiro realizam quase 140 atendimentos neste sábado

As duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão atendendo os casos leves de síndromes gripais pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), realizaram neste sábado (29) 139 atendimentos. Desde o dia 15 de janeiro, as UBSs Mussambê e João Paulo II estão abrindo aos sábados para atender aos casos leves, desafogando as urgências da Rede Especializada.

Além do atendimento médico, ainda são realizados testes para detecção da Covid-19 no público que está no período adequado de coleta. Na UBS João Paulo II foram 96 atendimentos. Todas as pessoas realizaram teste para detecção da Covid-19. Na UBS Mussambê/ Santo Antônio houve 43 atendimentos e também testagem.Os pacientes que tiveram resultado positivo para a Covid-19 foram orientados quanto ao isolamento e os cuidados.

“Iniciamos o ano com a alta na procura por atendimentos de casos de síndromes gripais tanto nas unidades quanto nos hospitais. Prontamente, a equipe técnica da Sesau reuniu-se e propôs a estratégia de abertura das unidades em horários aos sábados. Percebemos que a cada sábado, a procura por atendimentos vem aumentando, o que confirma que a nossa estratégia tem sido positiva”, destacou a enfermeira da Atenção Básica da Sesau, Luana Albuquerque.

As estratégias adotadas, parceria entre a Atenção Básica e a Atenção Especializada do município, reforçam o cuidado com a saúde da população. Segundo o superintendente da Rede Especializada, Eduardo Rafael de Souza Neto, as metodologias são rediscutidas rotineiramente. “Estamos atentos ao crescente número de atendimentos que vem ocorrendo aos sábados nas duas UBSs referência para síndromes gripais. Diante disso, estamos constantemente analisando as táticas adotadas e a depender do cenário epidemiológico podemos ampliar esses atendimentos”, disse.

Atendimentos UBSs aos sábados

Os atendimentos ocorrem apenas aos sábados nas UBSs Mussambê e João Paulo II, das 7h30 às 13h30. A equipe é composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais.