No mês de outubro de 2021 o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) expulsou o vereador Lourival Quirino por ter votado em Berg da Carnaíba para a presidência da Câmara. Em dos trechos do comunicado a imprensa, o partido alega que “O PCdoB, prestes a completar seu centenário em 2022, reafirma seu compromisso em defesa do povo juazeirense e se coloca veementemente em oposição ao Governo Suzana Ramos e qualquer outro aliado ao Governo Bolsonaro que tem destruído os direitos do povo brasileiro”.
Em reunião no dia 31/12/2020, a Direção Municipal do Partido Comunista do Brasil de Juazeiro – BA, depois de vasta discussão interna decidiu reafirmar posições já decididas anteriormente em relação ao governo municipal que começa em janeiro de 2021:
I – O PcdoB será oposição ao novo governo municipal.
II – Com relação a eleição da câmara municipal, foi ratificado pela Direção Municipal a orientação aos nossos vereadores em não votar sob nenhuma hipótese em candidato apoiado pelo governo municipal.
Na votação em janeiro de 2021, o vereador Lourival expressou o voto em Berg da Carnaíba na disputa com o vereador Alex Tanuri (PP), por entender que era o momento de mudança, de renovação e o pelo fim do continuísmo, mas o PCdoB não levou em consideração nada disso na hora de expulsá-lo.
Na eleição antecipada para a presidência da Câmara o biênio 2023/2024, que aconteceu nesta segunda-feira (03) os vereadores Dr. Salvador e Mitu do Sindicato votaram pela a reeleição de Berg da Carnaíba. Como assim? Na eleição passada não poderiam votar em Berg da Carnaíba porque ele era da base de Suzana Ramos e “representava o projeto de Bolsonaro em Juazeiro”. O vereador Berg continua no PDT e na base da prefeita Suzana.
Há indícios fortes da manipulação e do rancor de dirigentes do PCdoB para defenestrar o vereador Lourival do PCdoB. Será sempre assim: nos discursos são éticos, prezam pela moralidade e pelo coletivo, mas na realidade não passam de fascistas, hipócritas e antidemocráticos?