A recente divulgação de uma declaração supostamente assinada pelo vereador eleito Assis da Apolo (PRTB), revela não somente um compromisso assumido com o vereador Alex Tanuri para a eleição da Câmara de Vereadores, mas pode revelar também que o caso é um poderoso esquema de financiamento de candidaturas para a Câmara de Vereadores de Juazeiro.
No documento datado de 16 de novembro de 2020 (um dia após às eleições) o vereador Assis da Apolo declara o voto para Alex Tanuri (45 dias antes das eleições) “Eu, Francisco de Assis, declaro e hipoteco meu apoio em favor de Alex Tanuri para presidência da Câmara”.
O declaração foi reconhecida em cartório, o que leva a crer que a “divida” tinha que ser “quitada”, caso não fosse teria um documento oficial para pressionar o credor ou vereador.
Ao ler a declaração de Assis da Apolo, tem-se a leve impressão daqueles documentos cobrados por agiotas, gangster ou por mafiosos, em que a vítima se ver obrigada a penhora não somente a palavra, mas algum bem familiar, inclusive.
Toda essa história de declaração de Assis da Apolo em favor do vereador Alex Tanuri, lembra o caso de outro político famoso que se encontra preso por corrupção.
Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, em parceria com o portal The Intercept Brasil, o ex-deputado federal Eduardo Cunha (MDB-RJ) admite que financiou, em 2014, a campanha de 60 candidatos a deputado e, com isso, obteve o apoio que precisava para ser eleito presidente da Câmara no período que coincide com o segundo mandato de Dilma Rousseff (PT) e levar adiante o processo de impeachment contra a presidenta, em 2016.
Além de ter distribuído cerca de R$ 140 milhões aos 60 deputados, Cunha teria citado outros políticos e um total arrecadado de R$ 270 milhões, entre doações oficiais e caixa 2 (equivalente a cerca de 70% da verba). Ele afirma em seu relatório que o dinheiro vinha de grandes empresas, como JBS, bancos privados, Odebrecht, montadoras, empresas de ônibus e outras companhias interessadas na sua influência no parlamento.
Teria Alex Tanuri financiado a candidatura de Assis da Apolo? Financiou também outros vereadores? Tem mais declarações assinadas com firmas reconhecidas em cartório? De onde veio todo o dinheiro para financiar várias candidaturas?
Após a circulação da declaração de Assis, circulou também um áudio do mesmo afirmando que o compromisso que ele assinou foi em novembro, e que agora apoia Berg da Caraíba para a presidência.
No mesmo dia em que circulou a declaração de Assis, circulou também uma foto da vereadora Neguinha junto com o vereador Alex Tanuri. Tanto a declaração de Assis quanto a foto de Neguinha começaram a circular após a divulgação de uma foto dos vereadores em apoio a Berg da Carnaíba.
Quem financia é o seu irmão que é engenheiro e nunca trabalhou fora de prefeitura. Alguém aqui já soube dizer que a obra da Adolfo Viana foi executada por Edson Américo é que as reuniões para fechar com vereadores eram feitas no condomínio de luxo onde o mesmo mora e que ele e Isaac Inelegível Cavalcante De Carvalho é quem está por trás de todo esse esquema de compra de voto de vereadores para a reeleição de Alex? Pois é Juazeiro,isso que ocorre prontas dos bastidores. Atentem-se