JUAZEIRO OBRAS

Juazeiro: Famílias ilhadas e em desespero. Tragédia anunciada?

Desde o dia 12/01 quando a CHESF anunciou que a vazão da barragem de Sobradinho poderia chegar a 4.000 m3/s, foi emitido o alerta que a situação em Juazeiro poderia ser critica para várias famílias que residem no bairro Angari e nas proximidades dos canais que cortam a cidade.

No bairro Angari as famílias foram prontamente retiradas e colocadas em abrigos, embora tenha havido resistência de alguns moradores para deixarem os seus imóveis. Hoje, quarta-feira (26) a situação no bairro está sob controle quanto aos desabrigados.

Em se tratando das famílias que residem ou dos bairros que ficam perto dos canais, a situação está desesperadora. Desde a noite de ontem que os moradores dos bairros Monte Castelo, Barranqueiro, Lomanto Junior; Suvaco da Cobra; Sol Levante, Alto do Cruzeiro, Novo Encontro; Monte Serrat; Dom Tomaz e adjacências, não dormiram com a possibilidade das suas casas serem alagadas com o transbordamento dos canais.

Embora a Defesa Civil tenha feito a sua parte com muito compromisso e dedicação, mas sozinha não há a mínima possibilidade de resolver a situação do transbordamento dos canais.

Durante a semana vários juazeirenses chamaram à atenção do SAAE (Serviço de Água e Saneamento) para o fato de que o canal estava recebendo grande volume de água e poderia transbordar em caso de chuva, o que acabou se confirmando. Os canais transbordaram causando pânico e desespero aos moradores, que tiveram que sair das suas casas durante a madrugada.

Por que os canais transbordaram? Um misto de incompetência com a falta de compromisso de alguns secretários municipais.

Tomara que o desespero das famílias nesse momento trágico, sirva para a prefeita Suzana Ramos fazer uma reforma administrativa, e como ela mesmo diz: “Ou Nego se enquadra, ou vai sair do meu governo”. Será que a prefeita vai esperar a próxima tragédia para poder agir?