JUAZEIRO

Cheia rio São Francisco causa morte de cerca de 3 mil caranguejos, diz presidente da Adema

O aumento da vazão do Rio São Francisco vem trazendo alguns prejuízos na região. Dessa vez, os moradores do Baixo São Francisco registraram vários caranguejos mortos na região litorânea do Norte de Sergipe. De acordo com um pescador, cerca de três mil crustáceos foram encontrados sem vida em um local conhecido como Saramem, próximo ao povoado Cabeço, município de Brejo Grande.

O presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Gilvan Dias, em entrevista na TV Sergipe, nesta quinta-feira (9), disse que esse problema é causado pelo aumento da vazão do Rio São Francisco. “Não há muito o que podemos fazer. Apenas orientar sobre o remanejamento desses animais”.

“Com o aumento da vazão do rio ocorre que os caranguejos não conseguem chegar no mangue e morrem. Eles são arrastados para a região de praia das cidades de Brejo Grande e Ilha das Flores. Fomos informados por pescadores sobre as mortes, mas ao chegar no local, nossa equipe não encontrou caranguejos mortos”, explicou.

Um grupo de pescadores realizou o salvamento de alguns crustáceos e a soltura dos caranguejos em uma região de manguezal.

Por: BNews