PETROLINA

Projeto inusitado transforma geladeira usada em incentivo à leitura

Depois de surpreender com projetos inovadores de literatura, a exemplo da doação de livros no aniversário de Petrolina para estudantes de várias comunidades da zona urbana e rural e o ‘Fuscateca’, que transformou um velho fusca em uma biblioteca ambulante para incentivar a leitura pela periferia da cidade, o Plenus Colégio e Curso se superou com uma proposta prá lá de inusitada.

Teve início na última quinta-feira (17) o projeto ‘Geladeira Literária’. A ideia partiu da doação de uma geladeira usada, que depois de pintada com motivos de incentivo à leitura e devidamente recheada com livros infantojuvenis, está mexendo com a imaginação das crianças da educação infantil até o 5° ano da escola municipal Estevão Rodrigues Coelho, no distrito de Rajada, em Petrolina.

A aluna Jamile Macêdo Sabino, do 5° Ano, ressaltou a importância da literatura “para alimentar nosso espírito, nossa alma e o aprendizado de toda uma vida”. Depois de agradecer ao Plenus pela doação da ‘Geladeira Literária’, ela convidou toda a turma a conhecer de perto o acervo com destaque para a grande quantidade de gibis e clássicos da literatura infantil.

As crianças poderão levar os livros para as suas residências, depois que registrar o empréstimo. Em seguida, elas devolvem para que outros alunos possam também ter acesso às obras. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Genivaldo Nascimento, o objetivo principal é ajudar e auxiliar na implementação de um clube do livro para os alunos da escola municipal Estevão Rodrigues Coelho. “Além dos projetos literários que o Plenus realiza durante todo o ano, temos em funcionamento, há mais de 10 anos, os clubes de leitura ‘Leia’, ‘Leia Mais’ e ‘Viva a Leitura. Nossa intenção é repassar essa experiência para os alunos e professores e reproduzir aqui em Rajada as iniciativas bem sucedidas, trazendo inicialmente a ‘Geladeira Literária’ e depois um clube de leitura da educação infantil’, pontuou.

O projeto prossegue durante todo o ano com a realização de campanhas para arrecadação de livros que irão fazer parte do acervo da geladeira, que vai ficar no pátio da escola e beneficiar 200 crianças.

Clas Comunicação e Marketing