JUAZEIRO SAÚDE

Com diminuição da demanda, UBS Mussambê suspende atendimento aos sábados em Juazeiro

Com a redução considerável no número de atendimentos nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) referência para síndromes gripais, em funcionamento aos sábados, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), vai suspender a partir deste sábado (12) o atendimento na UBS Mussambê, deixando a UBS João Paulo II ainda em funcionamento.

As UBSs Mussambê e João Paulo II funcionavam desde o dia 15 de janeiro, aos sábados, das 7h30 às 13h30, com equipe completa com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e auxiliar de serviços gerais com atendimento exclusivo para síndromes gripais. A estratégia adotada pela Sesau foi, justamente, para reforçar os atendimentos a pessoas com sintomas leves, desafogando, deste modo, a Rede Especializada, como Hospital de Campanha e Unidade Pediátrica.

“Adotamos a estratégia de abrir duas UBSs aos sábados para atender as fichas azuis, ou seja, os casos leves. Porém estamos notando em toda a rede de saúde redução no número de atendimentos para Covid-19 e, devido a isso, não há a necessidade em manter as duas UBSs em funcionamento com uma demanda tão baixa. Destacamos que estamos tomando esta medida analisando o cenário epidemiológico atual de Juazeiro”, reforçou o secretário de Saúde, Fernando Costa.

Redução nos atendimentos

No último mês a curva de atendimentos nas duas unidades está em declínio. Em 12 de fevereiro, a UBS Mussambê realizou 54 atendimentos com 8 positivos para Covid-19. Na UBS João Paulo II foram 74 atendimentos com 25 positivos. No sábado seguinte, 19 de fevereiro, foram 22 atendimentos com dois positivos na UBS Mussambê e 37 atendimentos com 5 positivos na UBS João Paulo II.

Seguindo a sequência de queda, no dia 26 de fevereiro, a UBS Mussambê realizou 18 atendimentos, com um caso positivo para Covid-19. Na UBS João Paulo II foram 20 atendimentos com dois casos positivos para a doença. No dia 5 de março na UBS Mussambê houve apenas um atendimento com teste negativo para Covid-19. A UBS João Paulo II realizou 11 atendimentos com um caso positivo para a doença. Neste mesmo dia e horário, o Hospital de Campanha realizou 4 atendimentos e a Unidade Pediátrica (Uped), 13 atendimentos de síndromes gripais.

Redução nos atendimentos UBSs durante a semana

Nas UBSs durante a semana também foi notada pela equipe de Saúde da Família, uma redução no número de atendimentos das síndromes gripais.

Redução Hospital de Campanha

Na última terça-feira (8), a taxa de ocupação do Hospital de Campanha ficou zerada. A unidade passou de quase 1.700 atendimentos em dezembro de 2021 para 725 em fevereiro deste ano. Em março, até esta terça-feira, foram 62 pessoas atendidas na unidade. A média, até o momento, está em 7,75 atendimentos realizados por dia.

Ascom Sesau PMJ