JUAZEIRO

Profissionais de saúde de Juazeiro são treinados para telediagnóstico em cardiologia e dermatologia

Cerca de 60 profissionais de saúde da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau) participaram de treinamento de telediagnóstico em cardiologia e dermatologia. A qualificação tem na tecnologia da informação e comunicação um apoio para o diagnóstico de doenças cardiológicas e dermatológicas.

No curso, que é uma parceria entre as Secretarias de Saúde de Juazeiro e da Bahia, participaram profissionais de nível superior das equipes da Atenção Básica do município de Juazeiro. “A proposta é dar mais celeridade ao diagnóstico de doenças cardiológicas e dermatológicas, com o telediagnóstico, em que os nossos profissionais poderão enviar os casos dos pacientes que chegam às Unidades Básicas de Saúde para os especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais, através da plataforma. É, sem dúvida, um ganho para nós e para toda a comunidade”, destacou o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Segundo a diretora da Atenção Básica da Sesau, Helen Ferreira, os casos mais urgentes em Cardiologia poderão ser enviados para o especialista, através do telediagnóstico, com retorno do laudo em até 10 minutos e casos não urgentes em até 2h. Vale ressaltar que pacientes com sinais e sintomas cardiológicos devem ser encaminhados prioritariamente à UPA. “Este material será enviado online para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e lá os especialistas farão a análise da lesão, no caso de doença dermatológica, ou do exame cardiológico realizado em Juazeiro. É fantástico. A vantagem é a gente não sobrecarregar os serviços da Atenção Especializada e isso sem custos para o município”, reforçou Helen Ferreira.

Entre os profissionais que participaram, está a enfermeira da UBS do bairro Piranga, Girlene Carneiro. A servidora municipal entende que as informações repassadas são importantes para auxiliar no desenvolvimento de processos de trabalho. “Mesmo eu sendo uma profissional que utiliza assiduamente a plataforma, obtive informações primorosas que me auxiliarão, junto a tantos colegas, a construir um SUS cada dia mais fortalecido. Para mim, o Telessaúde é um instrumento tecnológico poderoso de transmissão de conhecimento com muita qualidade”, disse.

Ascom Sesau PMJ