JUAZEIRO

Pela primeira vez, guardas civis de Juazeiro recebem capacitação sobre direção de veículos de emergência

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Juazeiro está promovendo um curso de capacitação para seu efetivo sobre direção de veículos de emergência. A capacitação – teórica e prática – foi iniciada neste sábado (2) e segue neste domingo (3), com turmas envolvendo guardas de Juazeiro e outras cidades da região, como Uauá, Senhor do Bonfim e Petrolina, além da equipe da Ronda Maria da Penha (da Polícia Militar). Essa é a primeira vez que a Guarda Civil de Juazeiro recebe este tipo de capacitação.

Durante o curso, os guardas aprendem questões sobre direção defensiva, legislação e outras questões que envolvem a condução de viaturas de emergência, além da parte prática. A capacitação está dentro do objetivo da Prefeitura de Juazeiro, através da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) de capacitar a Guarda Municipal para qualificar os serviços realizados pelo setor na cidade. O curso é ministrado pelo capitão da Polícia Militar da Bahia, Alden José Lázaro da Silva. A parte prática está acontecendo na Escola Municipal Judite Leal, no bairro Coreia, e a prática no antigo Pátio de Eventos de Petrolina.

O comandante da GCM de Juazeiro, Gilson Santos, destaca a importância do curso. “Estamos capacitando nosso quadro de motoristas, pois esse tipo de serviço exige treinamento especializado para habilitar o condutor a proteger e não colocar em risco os demais usuários da via, reduzindo os sinistros que envolvem esses agentes e demais personagens do trânsito. Sempre estamos correndo atrás de melhorar as condições da nossa corporação e esse treinamento vai reforçar o trabalho do nosso efetivo”, enfatiza Gilson.

Treinamento

O instrutor do curso, Alden José explica que o treinamento é uma exigência do Código de Trânsito Brasileiro. “O treinamento está relacionado à exigência do Código de Trânsito Brasileiro, que determina que todos os motoristas de veículos de emergência tenham curso de especialização. Estamos trazendo informações a respeito da condução, tanto no conceito teórico quanto prático, e o objetivo maior é preservar a viatura e oferecer segurança para as pessoas que estão utilizando a via pública, além de preservar a vida daqueles que estão prestando atendimento. No curso prático, ensinamos manobras, técnicas de frenagem em diversas velocidades, simulação com animais, crianças, pedestres para evitar acidentes, entre outros. Com esse curso os profissionais se tornarão mais qualificados”, destaca Alden.

O guarda civil Reginaldo Marçal ressalta que a iniciativa é de suma importância para o trabalho da corporação. “O investimento em qualificação é extremamente importante, e esse curso, que tem a parte teórica e a parte prática, vem para somar. A parte teórica abordou a questão da legislação, enquanto a prática trouxe a questão da direção defensiva. Esse treinamento é um investimento importante para nossa corporação e representa um compromisso com a prestação de serviço, entendendo o papel da guarda”, disse.

Geane Marques está completando 20 anos na Guarda Civil Municipal de Juazeiro. Para ela, o treinamento especializado vai aprimorar seus conhecimentos. “Esse curso é muito gratificante e importante para nossa corporação. É essencial para a gente conhecer as técnicas sobre a condução de veículos de emergência. É através do conhecimento que a gente conduz o veículo com segurança para a gente e para quem está na rua. Essa é a primeira vez que a Guarda Civil de Juazeiro está recebendo este curso de capacitação”, conclui a guarda municipal.

Ascom/PMJ