JUAZEIRO

Bispo de Juazeiro, no norte da BA, determina que fiéis usem máscara em igrejas, mesmo após governo desobrigar equipamento

O bispo Dom Carlos Alberto Breis Pereira, que atua na Diocese de Juazeiro, cidade do norte da Bahia, determinou que os fiéis mantenham uso de máscaras durante as missas e outras aitividades nas igrejas católicas da região, mesmo após o governo do estado desobrigar o equipamento de proteção em ambientes fechados, em todo o estado. O decreto diocesano foi publicado na segunda-feira (11) e é válido por tempo indeterminado.

Segundo a Diocese, a medida tem a intenção de manter os cuidados com a saúde dos frequentadores e evitar a propagação da Covid-19, principalmente no período da Semana Santa, quando os templos registram aumento de público de mais de 90%.

O decreto é válido para todas as cidades que integram a Diocese de JuazeiroUauáCuraçáSento SéSobradinhoCasa NovaRemansoPilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, além da sede.

A secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Adélia Pinheiro, disse que a recomendação do líder religioso é compreensível e deve ser respeitada. Ela destacou que apesar de uso do equipamento de proteção ter sido flexibilizada, a decisão é individual e as medidas podem ser mantidas, ou não, em espaços privados.

“Na nossa sociedade, depois de dois anos do uso obrigatório, de falarmos disso tão intensamente, é compreensível que a sociedade se sinta insegura e faça a opção em torno de decisões, em setores específicos, de permanecer com o uso de máscaras. E devemos compreender este momento”, comentou.

Nas regiões sul e sudoeste do estado, a Igreja Católica seguea a recomendação do governo estadual. O mesmo acontece em Feira de Santana e região. O g1 Bahia buscou informações com a Arquidiocese de Salvador e aguarda retorno.

Por TV São Francisco