Sobradinho

Chuva eleva nível do Rio São Francisco e barragem de Sobradinho tem aumento na vazão

A chuva que cai na região norte da Bahia, por causa de uma frente fria que chegou ao estado oriunda da região sul, elevou o nível do Rio São Francisco. Com isso, a Barragem de Sobradinho teve um aumento gradativo na vazão a partir da última terça-feira (19).

Nas últimas semanas, a vazão de defluência – que é a quantidade de água liberada – estava sendo diminuída, por causa da escassez de chuva. Agora, ela será aumentada gradativamente de 1.500 m³ por segundo para 2.300 m³ por segundo.

A medida foi adotada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e pode afetar a população ribeirinha que vive na região, por isso, é importante que os moradores estejam atentos à possibilidade de precisar deixar imóveis, para evitar alagamentos e prejuízos.

No início deste mês, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho atingiu 100% de sua capacidade, que é de 34,1 bilhões de m³ de água. A última vez que essa marca foi alcançada foi há 13 anos, em 2009.

Vazão da barragem neste ano

Em janeiro, com a incidência das forte de chuvas na bacia, por mais de 50 dias, a Chesf manteve a vazão em 4 mil m³ por segundo. O volume foi reduzido no dia 7 de março, para 3.500 m³ por segundo, e depois foi para 3 mil m³ por segundo.

Conforme a companhia, as medidas constantes de aumento ou diminuição da vazão são tomada para preservar o volume seguro em todos os reservatórios, para suprir as necessidades dos usos múltiplos e a geração de energia durante o período seco, que se inicia em maio e segue até novembro.