A greve dos servidores e médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 29 dias na Bahia, nesta segunda-feira (25). Com a suspensão dos serviços em todos os 140 postos e agências de Salvador e interior do estado, 22 mil perícias deixaram de ser feitas na Bahia durante o período, segundo a associação que representa os trabalhadores.
Como somente as perícias estão suspensas, as marcações continuam sendo feitas pela central telefônica. Com isso, alguns beneficiários têm se deslocado até os postos, mas não conseguem o atendimento agendado.
Na manhã desta segunda-feira (25), algumas pessoas buscaram a agência do bairro de Brotas, em Salvador. Uma moradora do bairro de Pernambués informou que foi comunicada pela central telefônica que os postos estavam funcionando mesmo com a greve.
Ela disse que tinha uma perícia agendada, mas vai precisar remarcar o atendimento por causa da greve dos servidores e médicos peritos.
“Liguei para o 135 e disseram que tinha postos funcionando e eu poderia vir. Cheguei aqui, nada. Vou ter que remarcar a partir de amanhã”, comentou a beneficiária.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Sindprev), a categoria reivindica a realização de concurso público para suprir a carência de quadro de pessoal na Previdência e também a reposição salarial de 19,9%, que, segundo a entidade, corresponde às perdas acumuladas nos últimos três anos.
Além disso, a categoria cobra a contratação de pelo menos 1100 novos servidores para atender normalmente a demanda.
Como reagendar o atendimento
Mesmo sem uma data para o fim da greve, é possível reagendar atendimentos pelo site, pelo aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135. Outra opção é acessar o site ou Meu INSS e tentar a realização do serviço pela plataforma, antes de procurar uma agência.
Entre os serviços disponíveis na plataforma estão: pedido e acompanhamento de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte, pedido do salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício e certidão de tempo de contribuição.
Pelo app também é possível enviar documentos digitalizados, escaneados ou fotografados pelo celular. Depois de solicitar, o segurado pode acompanhar o andamento do pedido, com o protocolo de requerimento. Esse acompanhamento pode ser feito pelo aplicativo ou telefone 135.
Se a agência estiver aberta e os servidores se negarem a prestar atendimento, é recomendado pedir um documento que comprove o comparecimento ao local. O segurado pode solicitar, ainda, que o serviço seja reagendado pelo atendente – e depois confirmar a remarcação pelo 135, pedindo número de protocolo.
Por g1 e TV Bahia