JUAZEIRO

Bule Cultural reúne música, memória e literatura em Juazeiro – BA

Um evento que vai reunir música, memória e literatura com a participação de autores e autoras da cultura regional e nacional, em oficinas literárias, saraus poéticos, lançamentos de livros, cantorias, glosas e shows gratuitos. Começa no dia 18 de maio e prossegue nos dias 2, 3, 4 e 5 de junho, em Juazeiro – BA, o projeto Bule Cultural.

Na abertura do grande encontro, em homenagem ao poeta, cantador e repentista Bule Bule, patrimônio cultural do Brasil, o movimento tem início às 8h, na Escola Modelo com a realização de oficinas para 240 alunos.

A noite, começando às 19h, a pauta inclui a apresentação da programação completa, seguida do show musical ‘Teclas, Acordes e Sons’ com Rennan Mendes e Maviael Melo, este último idealizador e realizador do projeto.

Na etapa junina, o Bule Cultural segue de forma presencial com nomes a exemplo de Roberto Mendes, Raimundo Sodré e Chico Pedrosa e no formato virtual, através de vídeos de Xangai, Maciel Melo e Flávio Leandro. “Teremos atrações pela manhã, de tarde e a noite em lugares como o Centro de Cultura João Gilberto, Galpão do Armazém da Caatinga e na Orla de Juazeiro, onde realizaremos também uma Feira de Economia Solidária e atividades de conscientização ambiental na orla do Rio São Francisco com distribuição de mudas e recitais ambientais”, conforme adiantou Maviael Melo.

O evento que também já confirmou uma mesa literária com Xico Sá, um show com Lazzo Matumbi, feira e desfile da economia solidária, cortejo poético e até uma mesa sobre poesia e glosa com Jorge Filó, Antônio Marinho e Isabely Moreira, também promete surpreender com as presenças de Mariana Guimarães, Adila Madança e Sertão Sol, mostrando ‘Literáridas’. E para o encerramento, no dia 5 ao meio dia, o Bule Cultural dá adeus a primeira edição com uma cantoria reunindo João Sereno, Maviael Melo e Alisson Menezes.

O projeto é realizado pela Entre Versos e Canções e conta com as parcerias/patrocínio da Bahiagás, Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE Juazeiro, TVE Bahia, TV UNEB, Colégio Modelo, APLB, Editora IMEPH, IRPAA, Agrovale, Centro de Cultura João Gilberto e rádios da região.