A Neoenergia Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (10), os projetos Internet Segura e Via Limpa, em Petrolina (PE). As ações têm como objetivo realizar o ordenamento das ocupações em postes, removendo cabos, fios e equipamento de agentes de telecomunicações que ocupam as estruturas sem autorização. A retirada dessas redes clandestinas elimina os riscos à segurança da população, além de melhorar a qualidade e garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica.
Todas as empresas que possuem contrato de compartilhamento no município de Petrolina foram notificadas pela Neoenergia sobre a necessidade de adequações de suas redes e tiveram um prazo de trinta dias para promover as adequações de forma preventiva.
As atividades realizadas pela concessionária, que têm conclusão prevista para a sexta-feira (20), contam com o suporte de três equipes técnicas da distribuidora para remoção de fios de telefonia e internet instalados irregularmente nos postes da empresa.
Ao todo, cerca de 150 postes serão fiscalizados. Além dos fios instalados de forma irregular pelas empresas que possuem contrato de compartilhamento com a Neoenergia, existem ainda situações de ocupações clandestinas, quando provedores de internet instalam a fiação à revelia da distribuidora, sem qualquer comunicação e fora de todos os padrões técnicos de segurança.
Por: Ednevaldo Alves