A equoterapia foi tema de uma reunião que ocorreu nesta quinta-feira (12) na Secretaria Estadual da Agricultura. Na oportunidade, o titular da pasta, Leonardo Bandeira, destacou a importância deste método terapêutico, que utiliza o cavalo dentro de um contexto multidisciplinar nas áreas da saúde e da educação para tratar tratar crianças, jovens e adultos com deficiência ou necessidade especial.
A ideia do secretário, que é defensor da equoterapia, é envolver instituições públicas e privadas em parcerias a serem definidas posteriormente, considerando que é um campo que exige um diálogo interinstitucional e,portanto, transversal.
Presente à reunião, a coordenadora da APAE, do município do Senhor do Bonfim, Adriana Longuinho, explicou que o trabalho é feito na perspectiva psicossocial e, entre os resultados percebidos com o tratamento estão o desenvolvimento do equilíbrio, o desenvolvimento postural, dentre outros.
A presidente da Associação Brasileira dos Guiadores de Cavalos de Passeio e Esporte (ABCCPE), Vera Baccin, pontuou que a associação já possui um projeto formatado para atender esta demanda e tem como expectativa que a equoterapia se torne uma política pública de saúde, com vistas a beneficiar muitos pacientes.