JUAZEIRO

Competições dos Jogos Escolares de Juazeiro aqueceram a semana através do esporte

Com o objetivo de promover a integração entre os alunos das escolas municipais, incentivar a prática esportiva e ensinar valores como disciplina e cooperação, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), retomou as atividades esportivas dos Jogos Escolares em clima de celebração, após o período suspenso por conta da pandemia da Covid-19.

Esta semana (do dia 23 ao dia 27), a 42ª edição os Jogos Escolares, contou com disputas e premiações nas modalidades de Tênis de Mesa, ocorrida na Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Vale do São Francisco (Acenibra), Natação, realizada no Country Club e Atletismo, sediado no Estádio Adauto Moraes.

Todas as disputas têm acontecido em espaços adequados para sua realização de acordo com cada modalidade, oferecendo aos estudantes-atletas toda estrutura necessária para um desempenho de excelência.

Participam do evento, escolas municipais, estaduais e particulares do município. Segundo o professor Cláudio Azedo, do Colégio Geo, rede de ensino particular do município, a proposta dos Jogos Escolares é democratizar e dar oportunidade de participação aos alunos. “Os Jogos Escolares representam a integração entre as nossas escolas, sendo um momento de valorização da prática esportiva, além de ser um contexto favorável para aliar educação, esporte e as relações sociais entre os estudantes e também, os profissionais da educação”, comentou.

Estudantes-atletas, feminino e masculino, disputaram as competições durante a semana, conquistando medalha e lugar garantido no pódio. No atletismo, modalidade arremesso de peso, Bruno Silva, aluno do Colégio Estadual Pedro Raymundo Moreira Rego, subiu no pódio para receber a medalha de ouro, ocupando a 1ª posição na competição. No tênis de mesa, Agatha Vitória, estudante do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna (CPM), fez bonito e conquistou medalha de prata, ficando em 2º lugar na competição. Novamente no Atletismo, modalidade salto em distância, entre os destaques esteve Rebeca Andrade, da Escola Municipal José de Amorim, que alcançou o 3º lugar na disputa pela medalha.

O aluno do Colégio Estadual Prof. Artur Oliveira da Silva, Pedro Lucas, defendeu sua escola no tênis de mesa e comentou sobre a iniciativa. “Acho que realizar os jogos é um incentivo para os estudantes, e depois da pandemia está sendo uma experiência ótima, uma oportunidade de fazer novas amizades também”, falou Pedro.

Programação

Os Jogos Escolares de Juazeiro seguem com a programação a todo vapor, promovendo a revelação de novos talentos através do esporte, a interação entre os alunos e profissionais de educação das escolas de todo o município e, a inclusão efetiva de práticas pedagógicas que valorizam a formação humana através do esporte e educação. A gestão municipal tem honrado o compromisso de fortalecer os instrumentos de ações de cidadania, incentivando a prática esportiva como uma grande aliada da educação.

Ascom PMJ