A frase “Mantenha os amigos sempre perto de você e os inimigos mais perto ainda”. Apesar de popularizada no filme The Godfather, a autoria dessa frase, repetida em vários outros filmes e séries televisivas, é atribuída a Lao-Tsé, filósofo e fundador do Taoismo, que teria vivido na China no século XIII antes de Cristo. Ela tem uma aplicação variada, da filosofia a política, passando pelo universo da gestão.
Desde o começo da gestão de Suzana Ramos houve uma intensa cooptação de algumas pessoas ligadas a gestão passada, inclusive com a manutenção delas nos cargos ou espaços que ocupavam. Isso causou imensa fúria nas redes sociais.
A cada publicação no Diário Oficial com a nomeação dos novos amigos do poder, os apoiadores de Suzana Ramos e de Joseph Bandeira ficavam indignados. Não estava claro no início da gestão se era uma estratégia política para desestabilizar as bases da gestão anterior, se era por capacidade técnica ou simplesmente porque eram amigos desde sempre.
Passados quase dois anos de gestão, ficou claro que o argumento técnico para a escolha das pessoas não vingou, também não era para desestabilizar a base política da gestão anterior.
Há um preço muito alto a se pagar. A gestão de Suzana Ramos desde o começo paga a conta por essa estratégia de manter os inimigos ao lado. Um governo que espalha esperança, autoestima, com obras simples, mas essenciais para o povo. Cultura, arte, educação, desenvolvimento urbano e econômico em pleno vapor. Sim, a restauração do Vaporzinho! Encanta!
Atribuem ao advogado Nestor Duarte a seguinte frase: “Juazeiro tua sina é subir num pau de sebo”.
Em quase todas as ações da gestão, houve uma sabotagem. Mesmo sendo o governo que mais realizou obras nos primeiros meses de gestão, a prefeita Suzana Ramos encontra dificuldades em administrar fatos políticos e governabilidade.