CULTURA

Autores locais lançam, com sucesso, obras literárias durante 2ª edição do FliSertão em Petrolina

Com um expressivo número de escritores locais, Petrolina tem se destacado no universo da escrita e para incentivar cada vez mais a produção literária da região, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, abriu espaço para escritores e escritoras locais apresentarem e lançarem suas obras durante a segunda edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (FliSertão) que acontece até este sábado (23), no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Ao longo da programação do festival, 37 lançamentos de livros estão previstos para acontecer até o final de semana, sendo que foram cadastradas 60 obras para comercialização no estande destinado para 40 escritores locais, e 25 convidados para oito mesas temáticas. Para o professor e escritor Hélio de Araújo, um dos autores participantes desta edição, a iniciativa do FliSertão é extremamente importante por se tratar de um grande evento e bastante movimentado.

“É uma ótima oportunidade dos alunos da rede municipal e demais moradores de Petrolina fazerem contato com uma quantidade expressiva de obras e também com o escritor regional. Eu sou um desses escritores e tive a oportunidade de falar no espaço destinado a nós, onde pude apresentar e falar sobre meus livros, além de manter contato com vários leitores e isso para mim é uma alegria”, comemorou o escritor.

Segundo o secretário executivo de Educação Integral, e coordenador dos lançamentos e comercialização das obras de autores e autoras locais, Moisés Almeida, é muito gratificante proporcionar mais visibilidade a toda a produção literária da região, com obras das mais variadas temáticas e gêneros, num evento de grande impacto como o FliSertão.

“Para nós foi uma ótima surpresa o crescimento de inscrições de autores locais, se comparado a primeira edição do festival. Isso é importante para a Secretaria de Educação porque nós trabalhamos com literatura, com cultura, e incentivo à leitura. Ter os escritores locais no evento também é fundamental porque estamos montando uma rede de contatos. Alguns desses autores estão disponíveis para irem até as escolas conversar com os estudantes, então as portas que estão sendo abertas aqui são bastante largas”, ressaltou o secretário.

Ascom PMP