BRASIL POLÍTICA

Vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos será vice de Ciro Gomes

O candidato à Presidência irá anunciar oficialmente o nome de Ana Paula Matos como sua companheira na chapa à Presidência da República na tarde desta sexta durante convenção partidária. A informação foi antecipada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), em coletiva. Hoje é o último dia para que os partidos oficializem os seus candidatos. 

Essa é a terceira vez que o ex-ministro disputa a eleição ao Executivo federal com uma chapa pura, isto é, formada por pessoas do mesmo partido. Na última eleição, em 2018, ele também teve como vice uma mulher correligionária, a senadora Kátia Abreu. 

O nome de Ana Paulo Matos como vice já havia cido citado por Ciro Gomes em discurso na última quinta-feira, 4. “Temos nomes extraordinários, estamos cogitando a ex-reitora da USP, Suely [Vilela], a delegada Martha Rocha, do Rio de Janeiro, a Ana Paula [Matos], vice-prefeita de Salvador, Isabella de Roldão, vice-prefeita de Recife. E eu poderia dizer aqui mais uns 100 nomes, porque nós aqui do PDT, nós empoderamos as mulheres”, disse Ciro, em discurso na convenção do PDT em São Paulo. 

Ana Paula ganhou destaque ainda na gestão de ACM Neto, na Prefeitura de Salvador, quando comandou secretarias. Em um acordo do antigo DEM com o PDT, ela foi alçada a vice de Bruno Reis em 2020. No prazo final para desincompatibilização para candidaturas em 2022, ela deixou a Secretaria de Governo ficando livre para participar das eleições. 

De acordo com regras do Tribunal Superior Eleitoral, o vice-presidente, vice-governador e o vice-prefeito poderão candidatar-se a outros cargos, preservando os seus mandatos respectivos, desde que, nos últimos seis meses anteriores ao pleito não tenham sucedido ou substituído o titular. Ou seja, em caso de derrota de Ciro Gomes, Ana Paula retoma a sua função como vice-prefeita de Salvador. 

É a segunda vez em oito anos que uma vice-prefeita de Salvador concorre como vice-presidente. Celia Sacramento foi vice de Eduardo Jorge em 2014.

A Tarde