JUAZEIRO

Juazeirense Luiz Galvão, membro fundador do Novos Baianos, é entubado em São Paulo

O compositor e poeta juazeirense Luiz Galvão, membro fundador do grupo Novos Baianos, teve uma piora em seu já debilitado estado de saúde e precisou ser entubado na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (16).

Galvão já vem de um histórico de emergências médicas após sofrer um infarto em 2017 que deixou sequelas. Na segunda-feira (12), ele foi vítima de um novo infarto em sua casa na capital paulista, contou sua esposa Janete Galvão.

A primeira coisa que apareceu nele foi a diabetes, há quinze anos, mas a gente vinha controlando, tanto que ele nunca foi dependente de insulina. Aí ele teve depois ele teve um infarto [em 2017] por conta de uma obstrução na carótida esquerda. Colocou dois stents e estava sob controle, sendo medicado. Aí depois ele teve dois AVC’s e ficou com algumas sequelas”, relata Janete.

Agora, nesta semana, o músico de 87 anos “começou a ficar fraco”, sem conseguir andar direito e foi levado pela família ao hospital, onde foram descobertos o novo infarto e um caso de anemia, que culminaram na sua internação nesta sexta.

Dificuldades financeiras

A esposa de Galvão conta ainda sobre as dificuldades de arcar com despesas médicas, estimadas em R$ 20 mil mensais, além da falta de condições para contratar um plano de saúde.

Nos últimos cinco anos, Galvão recebeu tratamentos hormonais, técnicos – tudo tecnologia de ponta, que justifica o alto valor. Mas de um ano pra cá, as coisas se tornaram mais difíceis. A família já vendeu carro, tenta vender um sítio na Bahia e se vira com o que tem. Segundo Janete, uma advogada foi contratada para atualizar os contratos que garantem os repassem de direitos autorais de discos como o Acabou Chorare e o Novos Baianos F.C. lançados em 1972 e 1973, respectivamente.

Para minimizar as despesas, familiares e amigos estão realizado uma campanha que inclui um  bazar com 5 livros escritos por Galvão – incluindo produções que não estão mais nas livrarias – e estão à venda por R$ 150, cada. Também é possível doar outras quantias pelo pix poetaluizgalvão@gmail.com. A compra dos livros é feita pelo mesmo e-mail.

Os livros são Geração Baseada (1982), Ovos do Brasil (1987/poemas), Anos 70: Novos e Baianos (1997), Novos Baianos: a História do Grupo que Mudou a MPB (2013) e João Gilberto, A Bossa (2021), seu livro mais recente, no qual biografa a trajetória do amigo e conterrâneo João Gilberto. O bazar é realizado em colaboração com a jornalista e fotógrafa Lúcia Correa Lima.

Direitos autorais 

“Os contratos dos Novos Baianos são de 1973, como o do Acabou Chorare e o Futebol Clube, que as músicas tocam mais. Na época não tinha internet, streaming e canal fechado, essas coisas, então não estão ajustados os valores atuais”, diz Janete

Em pauta.Net.