ARTIGO

Quem tem fome tem pressa, vereador?

Quem teve a oportunidade de assistir à sessão especial da Câmara Municipal de Juazeiro no final da manhã desta terça-feira (20), nem precisou ser muito observador para notar a postura do vereador Alex Tanuri, o autor da proposição para a convocação do diretor presidente da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Carlos Neiva para esclarecer dúvidas sobre a polêmica distribuição dos Boxes do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira, recém-entregue pelo Governo do Estado. Na sessão da última quarta-feira(14), o vereador solicitou que a proposição fosse analisada em plenário com urgência, usando a justificativa de que “quem tem fome, tem pressa”.

Mas quando o vereador da oposição teve a oportunidade de contribuir, de aproveitar a presença do diretor da autarquia, para entender e buscar resolver o problema, ele mostrou que a urgência, na prática, era para criar um fato político e nada mais.

Tanuri, parecia uma figura entediada na sessão. Caminhava do lado para o outro, conversava assuntos aleatórios com os colegas, atendia telefone, comia bolacha enquanto passava frequentemente em frente ao púlpito, num claro sinal de desrespeito ao orador e ao público, sem mencionar que saiu do plenário várias vezes, trocou de lugar várias vezes, sequer procurou fingir interesse na sessão que ajudou a promover. E quando teve a oportunidade de intervir, se limitou a falar bobagem e a gritar com o diretor Carlos Neiva, que por sua postura educada e prestativa foi elogiado até pelos colegas de oposição.

O vereador parecia se divertir com o tumulto que causava, sorria debochadamente quando conseguia fazer o clima subir na plateia com suas colocações carregadas de demagogia. Numa tentativa desastrosa tentou atacar Alex do Mercado, um dos que mais lutaram pela reforma do Joca. Ele foi defendido firmemente por Neiva, sob aplausos dos permissionários.

Foi frustrante ver que no intuito de atacar a gestão Suzana Ramos, Alex Tanuri tenha perdido a oportunidade de fazer algo realmente útil. Mas ele tem uma nova chance nessa questão. Tanuri vai integrar a comissão de vereadores, que foi criada por sugestão de Neiva e vai acompanhar o desenrolar da distribuição dos boxes. Que contribuição poderemos esperar? A julgar pelo seu comportamento histórico, não devemos criar muitas expectativas.