BRASIL ELEIÇÕES 2022

Núcleo duro da campanha Lula já dá como certa a derrota para Bolsonaro

Partido de Lula já prevê derrota em São Paulo, mas acredita que dá para reduzir danos com ampliação da vantagem em Minas e no Nordeste

A quatro semanas do segundo turno, o QG da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já faz as contas dos votos necessários para derrotar Jair Bolsonaro nas urnas no próximo dia 30.

Lula obteve pouco mais de 6 milhões de votos de vantagem sobre o adversário em todo o país, o que o deixou perto de encerrar a disputa no primeiro turno.

Nos cálculos políticos do PT, será preciso dobrar a vantagem sobre o chefe do Executivo em Minas Gerais e angariar mais votos no Nordeste para garantir a vitória de Lula, mesmo com uma iminente derrota em São Paulo.

Embora ninguém tenha a coragem de admitir publicamente, integrantes mais realistas do núcleo duro da campanha lulista já dão como certa a derrota de Lula – e, por tabela, de Fernando Haddad – em São Paulo, maior colégio eleitoral do país.

Foi o que disseram à equipe da coluna alguns desses aliados de Lula, para quem a estratégia em São Paulo tem que ser a de reduzir danos.

No primeiro turno, Bolsonaro obteve 47,71% dos votos paulistas, enquanto Lula ficou com 40,89% – uma vantagem de 1,8 milhão de votos, justamente o número de votos que faltou para o petista liquidar a disputa no último dia 2.

Fonte de informações: O Globo