SOCIAL

Unipar e Instituto Unipar lançam edital para projetos sociais

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul, e Instituto Unipar lançam o Edital Unipar e Instituto Unipar – Projetos Incentivados e não incentivados. O objetivo é investir em projetos que promovem o desenvolvimento humano, nas frentes de cultura, educação, esporte, social e saneamento.

Para participar, estão aptos os proponentes qualificados como Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos e pessoas jurídicas com fins lucrativos. Todos os interessados que atendam aos critérios definidos no edital podem se inscrever até o dia 8 de novembro de 2022. Está prevista a utilização de recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Federal de Incentivo ao Esporte, Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e Fundo do Idoso.

“Temos o compromisso de promover o desenvolvimento humano e o saneamento, impactando positivamente a sociedade e especialmente as comunidades do entorno de nossas fábricas e operações. E queremos fazer isso de forma relevante. Por isso assumimos o compromisso na nossa diretriz de sustentabilidade de impactar 2 milhões de pessoas com nossos projetos de investimento social privado até 2030”, afirma Suzana Santos, head de comunicação da Unipar.

Compromisso contínuo com investimento social privado

Em 2021, a Unipar investiu mais de R$ 11 milhões em recursos próprios e incentivados que foram destinados a doações para ações sociais e patrocínio de projetos nas frentes de cultura, educação, esportes e saneamento para o biênio 2022/23, com impacto em cerca de 850 mil pessoas neste período.

Como exemplo de projetos já investidos pela Unipar está o Mempodera, que tem como objetivo de apoiar o desenvolvimento de meninas de 6 a 15 anos, moradoras de Cubatão, com a prática de wrestling, aulas de inglês, interação social e debates sobre temas relevantes como o empoderamento feminino.

Um segundo exemplo é o Projeto Pescar, que é voltado para o desenvolvimento pessoal e cidadão, além de técnico e profissional dos participantes. Para isso, trabalha conceitos de autoconhecimento, saúde, vivência, assim como o relacionamento interpessoal e em grupo. A Fundação Projeto Pescar já capacitou cerca de 35 mil jovens ao longo de seus 45 anos de história e é patrocinada pela Unipar desde 2020. O curso oferecido pela Unidade Pescar Unipar, em Santo André, capacita jovens de 16 a 19 anos para a ingressar no mercado de trabalho e está na terceira turma.