Copa do Mundo 2022 ESPORTE

Previsão de Pelé sobre seleções africanas na Copa pode se cumprir 24 anos depois

Tricampeão Mundial, Pelé está perto de acertar uma previsão sobre a Copa do Mundo, com 24 anos de atraso. Por alguma razão, o Rei do futebol pressentiu que quem conquistaria a última competição do milênio, em 1998, seria um time africano. No entanto, o prognóstico não se concretizou e as seleções do terceiro maior continente do mundo sequer alcançaram as semifinais.

Após a afirmação do eterno camisa 10 da seleção brasileira, nenhum time africano conseguiu passar das quartas de final da Copa do Mundo. Apenas Senegal, em 2002, quando perdeu para a Tunísia, e Gana, em 2010, que foi derrotada pelo Uruguai, chegaram mais longe.

Em 1998, a França conquistou a Copa do Mundo. Quatro anos mais tarde foi a vez do Brasil vencer a competição e, em 2006, a Itália faturou o tetracampeonato. No único Mundial disputado na África, em 2010, a Espanha foi campeã. Em 2014 e 2018, Alemanha e França, respectivamente, levantaram o troféu.

A esperança do Pelé acertar a previsão agora está com outra seleção: a de Marrocos. A grande surpresa da Copa do Catar, o time de Walid Regragui enfrentará a França na semifinal, na próxima quarta-feira, depois de eliminar Espanha, nas oitavas, e Portugal, nas quartas.

Os marroquinos superaram os espanhóis nos pênaltis após empatar em 0 a 0 no tempo normal. Já nas quartas de final, na última sexta-feira, Bono, Hakimi, Zyech e companhia eliminaram Portugal com a vitória por 1 a 0. O gol foi marcado por En-Nesyri.

Pelé, de 82 anos, está internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na luta contra um câncer de colón, identificado em setembro de 2021. O boletim médico divulgado no início da semana indicou uma “melhora progressiva do estado geral” em relação a evolução do quadro de saúde do eterno ídolo do futebol.

Fonte: O Globo