COMUNIDADE JUAZEIRO

Travessia de barco é suspensa na ilha do Rodeadouro após aumento da vazão da barragem do Sobradinho; prejuízos são de R$ 24 mil por mês

A travessia de barco na ilha do Rodeadouro, um dos maiores pontos turísticos de Juazeiro, no norte na Bahia, foi suspensa nesta quarta-feira (18) por causa do aumento da vazão da barragem do Sobradinho, causado pela cheia do Rio São Francisco. O nível da água torna o embarque arriscado.

Aos finais de semana, 1,5 mil pessoas costumam fazer a travessia na ilha. Com a suspensão, os 25 barqueiros responsáveis pelo transporte podem ter um prejuízo de até R$ 24 mil por mês.

A cheia do Rio São Francisco fez com que a vazão da barragem de Sobradinho atingisse o recorde de quatro mil m³/s e diversos moradores ribeirinhos já saíram de suas casas devido a alagamentos. Na segunda-feira (16), as águas do rio alagaram a orla de Juazeiro, onde os moradores costumam praticar esportes ao ar livre.

Apesar isso, alguns moradores da região dizem que preferem lidar com as consequências do rio cheio do que com o período de seca.

“Não é ruim, não. Apesar de temos que deixar de dormir nas nossas casas. Mas é melhor ver o rio cheio do que ele seco”, contou o trabalhador autônomo Eric de Souza Santos.

O pescador Erenildo de Souza comemora a cheia, que é sinônimo de fartura na pesca.

“Só melhora para o pescador e vida pro rio né, porque o rio é uma coisa bonita. Com uma enchente grande só melhora para o pescador”.

Fonte: g1 Bahia