As mudas plantadas são de espécies da caatinga ou adaptadas. Nesta primeira etapa foram usadas Pata-de-Vaca, Paineira, Flamboyant-mirim. A intenção da Semaurb é realizar os plantios a cada dois meses, tanto na sede quanto no interior. Por se tratar de uma rodovia grande, a segunda etapa será feita no mesmo local. O setor de educação ambiental planeja, ainda, promover a ação nas escolas, com a volta às aulas.
“Nesta primeira etapa da rodovia salitre estava nos planos de 2022, porém, ano passado as mudas não estavam no ponto de plantio. Nossa intenção é arborizar nossa cidade como nunca foi feito anteriormente, com responsabilidade, monitoramento e seleção de mudas para cada espaço planejado”, explicou o diretor de Meio Ambiente, Alexandre Batista.
De acordo com a educadora ambiental, Thalita Carvalho, a programação para 2023 é extensa e a comunidade que tiver interesse em participar das ações, pode entrar em contato com o setor de Meio Ambiente da Semaurb.
“O projeto Juá Arborizado vem sendo desenvolvido pelo Setor de Educação Ambiental desde 2021. Estamos realizando vários plantios desde a área urbana e também na zona Rural. A arborização urbana proporciona às cidades inúmeros benefícios relacionados à estabilidade climática, ao conforto ambiental, na melhoria da qualidade do ar, bem como na saúde física e mental da população, além de influenciar na redução da poluição sonora e visual, e auxiliar na conservação do ambiente”, explica Thalita Carvalho.