Com o tema: ‘Ressignificando a prática na sua melhor versão’, a programação do #borAgir 2023 segue dando continuidade às atividades, reunindo profissionais da Educação para discutir novas estratégias de recomposição da aprendizagem. Nesta terça-feira (15), as atividades aconteceram no auditório da Seduc, Rapport Hotel, Chácara Bougainville, Escola Municipal José Padilha, Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), Escola Municipal Maria de Lourdes, e Escola Municipal Judite Leal Costa.
Iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), o #borAgir corresponde a um conjunto de ações sistematizadas para minimizar as perdas no processo de aprendizagem causadas pela pandemia. De acordo com a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, as formações oferecidas durante a semana de programação, se propõem intencionalmente, em preparar um trabalho pedagógico escolar, na rede municipal de ensino, a partir de uma perspectiva de garantia dos direitos de aprendizagem dos estudantes de forma efetiva e assertiva.
”Essas ações permitirão percorrer um caminho assertivo, discutindo e deliberando políticas públicas para a educação básica municipal, com a intencionalidade de merecermos o reconhecimento por excelência de qualidade da gestão, com foco no aprimoramento do ensino-aprendizagem, no desempenho dos alunos e nos resultados a serem alcançados, sempre atentos ao cumprimento de metas, e a criação de condições favoráveis para uma Educação de qualidade cada vez mais elevada”, disse Alexandrina.
A gestora da Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, Virna Sarissa, comentou sobre os benefícios de estar participando da programação. “Durante a programação, tivemos esclarecimentos e direcionamentos sobre o Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (Ideges), do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), para o público de gestores, que contou com um momento único e capacitador. Essa programação é mais uma estratégia eficiente que a Seduc encontrou para auxiliar os profissionais da educação na construção de plano pedagógico eficaz, capaz de gerar melhores resultados, entendendo que todo planejamento organizado é sinônimo de produtividade com qualidade, gerando maior entrosamento e melhorias dos processos referentes ao ensino”, falou Virna.
Jeane da Costa Chaves, coordenadora da Escola Municipal Centro Social Urbano Américo Tanuri, contou sobre a experiência de estar inovando e somando conhecimentos. “Essa programação é de grande relevância para a rede, pois tem proporcionado momentos de reflexão sobre todo trabalho docente e aprendizagens dos alunos, repensando e reavaliando os objetivos de estruturação das práticas, e instrumentos capazes de tornar o ensino cada vez mais significativo, onde os resultados possam ser cada vez mais positivos. Tem sido uma oportunidade enriquecedora de aquisição e renovação de conhecimentos”, pontuou Jeane.
Fonte: Ascom/Seduc/PMJ