COVID 19 PERNAMBUCO SAÚDE

Pernambuco autoriza nova fase de imunização contra Covid-19 com vacina bivalente para pessoas entre 60 e 69 anos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco autorizou nesta quarta (8) que os municípios do estado iniciem uma nova etapa de vacinação para prevenir a Covid-19, utilizando a vacina bivalente da Pfizer.
Estão autorizadas a tomar o imunizante a partir de agora pessoas com idades entre 60 e 69 anos. De acordo com a SES, quase 700 mil pessoas poderão receber as vacinas nesta fase.

Segundo informações do governo estadual, a procura pela vacina bivalente no primeiro grupo autorizado a se imunizar está sendo considerada abaixo do espero.

Na primeira etapa podiam se vacinar com as vacinas mais modernas que protegem contra todas as variantes da Covid-19 pessoas mais de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; pessoas imunocomprometidas; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas.

Até agora, foram aplicadas pouco mais de 20 mil doses das vacinas bivalentes da Pfizer, segundo o Programa Nacional de Imunizações de Pernambuco.

Por conta do baixo interesse, o governo decidiu antecipar a próxima etapa da campanha – ampliando o público que pode receber os imunizantes.

A Secretaria de Saúde lembra que estudos epidemiológicos apontam uma redução da proteção das vacinas contra a Covid-19 ao longo do tempo e que a vacina bivalente protege contra todas as variantes do novo coronavírus, inclusive a variante Ômicron.

Grupos prioritários por fase

Fase 1: maiores de 70 anos; pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;
Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Trabalhadores da saúde;
Fase 5: Pessoas com deficiência permanente;
Fase 6: População Privada de Liberdade e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Crianças imunocomprometidas

O governo de Pernambuco anunciou também uma mudança no esquema primário e de dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 em crianças imunocomprometidas de 5 a 11 anos.

O esquema de vacinação contará com três doses, mais uma dose de reforço – que deve ser aplicada quatro meses após a 3ª dose. A vacina utilizada para este público é a Pfizer pediátrica, preferencialmente. Na falta desta, pode ser aplicada a Coronavac.

Os municípios já podem executar o novo esquema de imunização com os estoques possuem.

O Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE) aguarda envio de novas doses do imunizante pediátrico pelo Ministério da Saúde para encaminhar aos municípios.

Fonte: g1 Pernambuco