A equipe especializada de abordagem social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade de Juazeiro (Sedes) realizou, nesta terça-feira (14), mais uma ação na Praça Imaculada Conceição (Praça da Bandeira). A abordagem teve como objetivo promover a escuta especializada de pessoas em situação de rua e orientá-las sobre os serviços disponíveis no município para atendê-las.
A ação foi coordenada pelos técnicos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). “A abordagem social na Praça da Bandeira já faz parte da rotina do Centro POP. Muitas pessoas em situação de rua trabalham como guardadores de veículos ou lavando carros na área central da cidade e acabam ocupando a praça. Nosso papel é ouvir as demandas desses usuários, orientá-los sobre o funcionamento do Centro POP e encaminhá-los para os serviços oferecidos pelo município”, explicou a coordenadora do Centro POP, Daniela Martins.
O secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, explicou, ainda, que o trabalho da equipe de abordagem social está atrelado a dispositivos jurídicos. “Nossa equipe é qualificada para detectar diversas condições de violação de direito ou vulnerabilidade, a fim de encaminhar as pessoas para os equipamentos adequados, como o espaço Transformar, por exemplo, que acolhe pessoas em situação de rua. Contudo, essa intervenção só pode ser feita com o consentimento do usuário, já que o seu direito de ir e vir é garantido pela Constituição”, pontuou o secretário.
Fonte: Ascom/Sedes/PMJ