EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Educação municipal de Juazeiro celebra Dia da Escola com programação lúdica e muito aprendizado sobre a cultura local

m celebração ao dia 15 de março, data em que se comemora o Dia da Escola, a Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, realizou uma programação especial nesta quarta-feira (15). Promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa contou com a participação do assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, que abrilhantou a ocasião compartilhando de forma lúdica, narrativas sobre a cultura e história do município, tornando o momento interativo, e atrativo para as crianças da unidade de ensino.

Também esteve presente na ocasião, a coordenadora municipal das Escolas de Tempo Integral e Referência, Gerlane Fernandes, que compartilhou um conteúdo sobre a história de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa, conhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação, despertando muita curiosidade no público infantil.

“Todos os dias é Dia da Escola, mas ter essa data marcada no calendário, nos permite fortalecer a importância desse espaço como lugar de construção de saberes e produção de conhecimentos, como dizia Paulo Freire, ‘lugar de se fazer amigos, de criação de laços afetivos’. Para comemorar essa data planejamos um momento bem especial com o professor Willian Soares e os seus personagens, para contar belíssimas histórias regionais e fechamos com a história de Malala, a menina que queria ir para escola, de Adriana Carranca. Relembrando a luta pelo acesso à escola, ao conhecimento e valorização por esse espaço que é de extrema importância para todos nós”, comentou Gerlane Fernandes.

De acordo com o assessor de Formação da Seduc e também, contador de histórias, Willian Fernando Soares, contar história é criar laços, compartilhar e humanizar. “A escola desempenha um papel muito importante na vida de todo cidadão, pois é responsável por formar futuras gerações e construir novas histórias de vida, capazes de somar com o convívio social, compartilhando conhecimento, crenças, valores, aprendizados e emoções. Nada melhor do que um ambiente escolar para protagonizar os benefícios da contação de histórias, um espaço que une diversos profissionais, aprendizes, famílias e comunidade, que dão origem e também perpetuam a arte de transformar experiências, em contação de histórias”, disse Willian.

Aluna do 3° ano, Taína Antunes Gomes, tem 8 anos e falou sobre o momento de celebração em alusão ao Dia da Escola. “Eu fico muito feliz de estudar nessa escola tão linda, e tão boa. Aqui eu aprendi a ler e escrever, e me divirto muito. As professoras têm muito carinho com a gente, e tudo aqui é muito especial pra mim”, avaliou Taína.

Fonte: Ascom/Seduc/PMJ