A Prefeitura de Juazeiro encerrou nesta sexta-feira (19) a programação da 13ª Semana do Bebê, um evento realizado pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Saúde (Sesau) e Educação e Juventude (Seduc). Nesta sexta a programação foi no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro João Paulo II e reuniu, gestantes, mamães e bebês para um momento com muita informação sobre a primeira infância, um lanche saudável e saboroso, entrega de enxovais e sorteio de brindes.
O tema deste ano é “Desafios e Potencialidades para uma Primeira Infância Saudável”. Maria Eduarda Lima Pereira está gestante de 37 semanas do primeiro filho. Ela mora no bairro João Paulo II e na programação da Semana do Bebê, a futura mamãe fez questão de participar para ficar por dentro de todas as informações sobre os cuidados com o seu bem mais precioso. “Eu acho bom que tem coisa que a gente nem sabe e elas aqui ensinam para a gente, muita coisa que eu ainda não sabia”, destacou Maria Eduarda.
No CRAS do bairro, um acolhimento diferenciado foi preparado para receber as gestantes, mamães e crianças. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro também integrou a programação e levou muita informação e cuidados com a saúde das participantes. “Entregamos kits de gestantes para as mães que não têm condições de comprar, teve palestra sobre acompanhamento nutricional e as condições e cuidados durante a gestação”, explicou o responsável pelo CRAS João Paulo II, Jamisson Clésio Carvalho.
Programação
Durante toda a semana foi montada uma programação completa nos CRAS, nas escolas e nas UBSs. Na quinta-feira (18) as UBSs encerraram a programação com orientações para gestantes e a importância da vacinação. “As unidades básicas de saúde não são apenas para atender enfermos, mas também para prevenir as doenças, orientar as famílias das comunidades às quais estão inseridas”, resumiu a estudante de Medicina, Layra Figueiredo, interna da UBS Maringá. Durante as palestras realizadas na Semana do Bebê, as mães foram orientadas sobre amamentação, alimentação, marcos do desenvolvimento dos bebês e vacinação.
As Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) também participaram da Semana, com a oferta de ações de saúde bucal, orientação nutricional e a confecção de cartinhas entregues à prefeita Suzana Ramos. Nesta quinta-feira (18), os alunos da Emei Maria Suely Medrado Araújo receberam a visita da paratleta Nanny Santos, que contou sua experiência com a educação inclusiva e falou sobre os cuidados com seu filho Lucca.
Ao longo da semana, com programação lúdica, recreativa e abastecida de alimentos saudáveis, escolas, como a Emei Edivânia Santos Cardoso, também realizaram momentos de interação alimentar cheios de diversão e aprovação de sabores. Abordando o tema: ‘Quanto tem de açúcar’, nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) reuniram a comunidade escolar para compartilhar informações sobre a importância de hábitos de alimentação saudável desde a primeira infância.
13ª Semana do Bebê
A 13ª Semana do Bebê foi realizada de 13 a 19 de maio, fruto de uma ação estratégica para o ‘Selo Unicef’, articulado por uma força tarefa entre as três secretarias que tem como proposta discutir políticas públicas para a primeira infância.