BRASIL POLÍTICA

Relatório propõe anistia às pessoas presas por tráfico de drogas

Relatório apresentado nesta quinta-feira (15) pela Iniciativa Negra Por Uma Nova Política de Drogas listou uma série de propostas para reparação à população negra em função da política de guerra às drogas ilícitas. O relatório realizou 75 entrevistas entre os usuários de drogas e familiares de vítimas de violência policial em 4 estados e no Distrito Federal para construir as percepções da população sobre a atuação policial nos territórios e propostas de reparação.

Para o cofundador da Iniciativa, Dudu Ribeiro, há uma relação direta entre a guerra às drogas e o controle dos territórios periféricos pela polícia, que causa mortes, na sua grande maioria de negros, além de impedir oportunidades de melhoria na vida dessa população.

Dudu Ribeiro falou ainda do papel das chamadas comunidades terapêuticas para tratamento do usuário dentro dessa política de Guerra às Drogas,. Segundo ele, a função é a de reforçar estereótipos e o discurso conservador contra as drogas sem resolver o problema do usuário.

Dentre as propostas da Iniciativa Negra para encerramento da guerra às drogas e reparação à população negra, está a criação de uma Comissão da Verdade para investigar todos os prejudicados pela guerra às drogas. O documento também propõe mudanças na legislação penal e o fim da proibição às drogas, indenização coletiva para comunidades afetadas pelos conflitos e Anistia às pessoas presas em função do tráfico de drogas, Dudu Ribeiro detalhou essa última proposta.