JUAZEIRO MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Juazeiro realiza limpeza e coleta de lixo das margens do Rio São Francisco

Visando prevenir riscos e manter a conservação de um dos maiores rios do Brasil, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), realizou um mutirão de limpeza, na manhã deste sábado (8) para retirada de lixo da margem juazeirense do Rio São Francisco, na extensão da Orla I e II. A ação contou ainda com a participação de voluntários sensíveis à causa.

Para o titular da Semaurb, Islédio Bandeira, qualquer tipo de ação que envolva o meio ambiente é de suma importância. “Sinto uma imensa gratidão em participar de uma ação como essa e ter a oportunidade de contribuir para a preservação do meio ambiente. Além do trabalho realizado pela equipe, é fundamental contar com a colaboração da população, evitando o descarte irregular de lixo. Todos nós precisamos trabalhar juntos para promover um ambiente mais limpo e saudável, assegurando um futuro sustentável para todos”, afirmou.


Durante a ação foram coletados todo tipo de lixo: copos, pratos descartáveis, sacolas, garrafas. O mutirão serviu para despertar a consciência ambiental nos participantes, como foi o caso da estudante, Ana Laura, que participou da ação como voluntária. “Essa ação é fundamental, pois nos ajuda a ter uma maior consciência sobre a temática ambiental. É crucial que todos nós ajudemos nesses esforços, já que somos os responsáveis por grande parte da poluição que afeta o rio. Durante o processo de recolhimento do lixo, encontrei uma quantidade significativa de canudos, garrafas, fraldas descartáveis, absorventes e até mesmo camisinhas. Estou feliz em contribuir para essa causa e espero que mais pessoas se envolvam também”, destacou.


A gestão Suzana Ramos tem buscado minimizar os impactos ambientais auxiliando no processo de uma gestão eficiente dos recursos hídricos. Mas, para que isso ocorra da melhor forma, a gestão faz um apelo à população para a conscientização dos impactos que o despejo de dejetos nas margens do rio pode causar à população, principalmente à ribeirinha. “Além da limpeza, nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da conservação do Rio São Francisco, principal afluente da cidade, é inadmissível que as pessoas continuem jogando lixo no rio”, enfatizou durante os trabalhos o diretor de Educação Ambiental e Proteção Animal no município, Alexandre Batista de Lima.

Fonte: Ascom/PMJ