SAÚDE

Exame de açúcar na saliva pode revelar diferentes cânceres, diz estudo

Um estudo feito por biólogos moleculares da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, indicou que em breve será possível avaliar, a partir de moléculas de açúcar na saliva, a presença de diversos tipos de câncer no corpo, inclusive antes de seus primeiros sintomas.

O artigo, publicado na revista científica Cell Report Methods em novembro, afirma que os pesquisadores desenvolveram uma forma eficaz de interpretar as mudanças nas moléculas de açúcar que ocorrem nas células cancerígenas e acabam sendo dispersas no organismo.

Os glicanos são um tipo de molécula de açúcar que está ligada às proteínas das nossas células. Quando há inflamações no corpo, eles sofrem alterações que dependem da origem do problema — os cânceres podem desencadear o quadro, por exemplo.

Os pesquisadores desenvolveram uma forma de distinguir os diferentes tipos de alterações estruturais dos glicanos, o que pode fornecer uma resposta precisa de diagnóstico para doenças, incluindo alguns tipos de câncer.

“Analisamos in vitro dados de cerca de 220 pacientes com 11 tipos de câncer e identificamos diferenças na subestrutura do glicano dependendo do tipo de tumor”, explica o professor de bioinformática Daniel Bojar, principal autor do estudo.

Dados basearão um modelo de IA
O objetivo do grupo de biólogos e químicos é desenvolver um padrão de inteligência artificial que passa comparar rapidamente as diferenças dos glicanos para encontrar, em uma base de dados, quais os diagnósticos possíveis que levariam à alteração.

Para criar esta base de dados confiável, porém, seria necessário fazer análises moleculares em um público mais amplo e definir com maior precisão os padrões relacionados a cada doença. Para isso, uma próxima etapa de testes analisará os 10 subtipos de câncer de pulmão para aprender a diferenciá-los.

(Metrópoles)

%d blogueiros gostam disto: