BRASIL

Lula chama Bolsonaro de ‘covardão’ após depoimentos sobre plano de golpe

O presidente Lula (PT) falou hoje pela primeira vez sobre os depoimentos à Polícia Federal divulgados na última sexta (15) e disse que os documentos deixam claro que havia um “plano para um golpe de Estado” no país no fim do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Não teve golpe não só porque algumas pessoas que estavam no comando das Forças Armadas não quiseram fazer, não aceitaram a ideia do [ex-]presidente, mas também porque o [ex-]presidente é um covardão”, disse Lula aos ministros em reunião no Palácio do Planalto. “Ele não teve coragem de executar o que planejou, ficou dentro de casa aqui no Palácio chorando quase um mês e preferiu fugir para os EUA do que fazer o que tinha prometido”.

“Temos mais clareza do significado do 8 de janeiro porque a gente já sabe o que aconteceu no mês de dezembro, hoje a gente tem clareza por depoimentos de gente que fazia parte do governo, ou que estavam no comando das Forças Armadas, de gente que foi convidada pelo presidente para fazer um golpe”, disse Lula, em reunião ministerial.