EDUCAÇÃO JUAZEIRO

Município brasileiro com maior número de contemplados, Juazeiro recebe terceira etapa do Programa Internet Brasil

Referência em tecnologia educacional e primeira cidade brasileira a receber internet banda larga gratuita para estudantes da rede municipal de ensino, Juazeiro também é o município brasileiro com o maior número de contemplados com a iniciativa. Nesta terça-feira (21), cerca de 5 mil alunos em 29 escolas municipais receberam a confirmação de que serão contemplados durante a terceira etapa nacional de entrega dos chips do Programa Internet Brasil, inciativa do Ministério das Comunicações, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O programa, que é coordenado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), conquista mais uma ampliação significativa da ferramenta pedagógica. A estimativa de distribuição dos chips dos contemplados na primeira etapa está prevista para o mês de junho e dos beneficiários na segunda etapa, no mês de setembro.

“Juazeiro estreou a primeira etapa de entrega dos chips do Programa Internet Brasil e segue avançando com o número de contemplados com conexão de internet banda larga gratuita, alcançando a conquista e o destaque do município brasileiro com o maior número de contemplados com a iniciativa, que garante inclusão digital por meio da disponibilização de chips, mais pacote de dados renovado mensalmente”, destacou o articulador de Programas Tecnológicos Seduc, Francisco Hernandes.

De acordo com a vice-gestora da Escola Municipal Guiomar Lustosa Rodrigues, Andreia da Cunha Matos, umas das unidades de ensino contempladas, a iniciativa contribui para a consolidação de um ensino público de qualidade e maiores oportunidades. “Essa conquista é muito importante para que nossos alunos tenham acesso à internet de qualidade, de forma totalmente gratuita e com o intuito exclusivo de ser utilizada para finalidades de uso pedagógico. Nós temos muitas famílias em situação de vulnerabilidade social, e oportunizar que os alunos ganhem mais recursos que viabilizem a aprendizagem permite que eles ampliem seus conhecimentos e, assim, conquistem espaços de mais oportunidades”.

O chip

Os chips não possuem serviço de telefonia móvel, contando somente com a oferta de internet através recargas mensais de responsabilidade do Ministério das Comunicações, contando com bloqueio de acesso em sites considerados não seguros ou que não sejam educativos. Desta vez, o programa será exclusivo para estudantes do 5° ao 7° ano do Ensino Fundamental, que pertencem a famílias inscritas e atualizadas no CadÚnico e que possuem o número do NIS.

Fonte: Ascom/Seduc/PMJ

Deixe um comentário