O primeiro turno das eleições municipais de 2024 vai acontecer no dia 6 de outubro. Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, alguns partidos e federações já lançaram nomes de pré-candidatos para a prefeitura do município.
De acordo com o calendário oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o período para que os partidos e federações realizem convenções e decidam seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.
Após a definição dos nomes, as agremiações têm até 15 de agosto para realizar o registro na Justiça Eleitoral.
Confira a lista de pré-candidatos à prefeitura de Petrolina, até o momento (em ordem alfabética):
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Lara Cavalcanti (PL)
A pré-candidatura da jornalista Lara Cavalcanti foi lançada no dia 25 de abril, pelo Partido Liberal (PL). Ela se filiou ao partido no dia 22 de março deste ano. Até novembro de 2023, era filiada ao Partido Novo, onde ficou por quatro anos. Essa será a primeira vez que Lara Cavalcanti concorrerá a um cargo eletivo.
Lara Cavalcanti é formada em jornalismo pelo Centro Universitário Jorge Amado (2007) e tem mestrado em Educação Cultura e Territórios Semiáridos, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atuou 13 anos em emissoras de televisão como repórter e desde junho de 2019 é âncora em um programa de rádio em Petrolina.
Odacy Amorim (PT)
A pré-candidatura de Odacy Amorim foi lançada no dia 8 de junho, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), onde está filiado desde 2011. Foi eleito três vezes vereador, pelo PSB, nas eleições de 1992, 1996 e 2000. Em 2004, foi eleito vice-prefeito, assumindo a prefeitura entre 2006 e 2008, após a nomeação do então prefeito Fernando Bezerra Coelho para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
Em 2010 e 2014, foi eleito e reeleito deputado estadual. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado federal, ficando na suplência. Na última eleição, foi candidato a deputado estadual, mas não foi eleito, ficando na primeira suplência. Essa será a quarta vez que Odacy Amorim disputará eleição para prefeito de Petrolina. Ele participou dos pleitos de 2012, 2016 e 2020.
Perpetua Rodrigues – (PSOL)
A pré-candidatura de Perpetua Rodrigues , para prefeita de Petrolina, foi lançada no dia 5 de maio, pela Federação composta por PSOL e REDE. Essa será a segunda vez que Perpetua vai concorrer ao cargo de prefeita. A primeira tentativa, também pelo PSOL, foi em 2016. Antes, pelo PT, participou das eleições de 1996 e 2012, para o cargo de vereador. Ainda no PSOL, concorreu nos pleitos de 2018 e 2020.
Maria Perpetua Rodrigues é funcionária pública da saúde aposentada, técnica em laboratório e agropecuária. Foi diretora da subsede em Petrolina, diretora da Executiva em Recife e presidente do sindicato Sindsaúde em Recife, de 2002 a 2010.
Fonte: g1 Petrolina
Simão Durando Filho (União Brasil)
Simão Durando, pré-candidato à reeleição como prefeito de Petrolina — Foto: Divulgação
Atual prefeito, Simão Durando Filho foi confirmado como pré-candidato do União Brasil à reeleição. Segundo a assessoria, “não haverá um ato de lançamento da pré-candidatura, mas tiveram diversos atos de apoio reforçando”. Ele é filiado ao partido desde 2020. Durando assumiu a prefeitura no final do mês de março de 2022, no lugar de Miguel Coelho, que deixou o cargo para disputar a eleição para governador de Pernambuco.
Simão Durando é bacharel em Publicidade e Marketing pela Faculdade FATEC de São Paulo, e tem pós-graduado em Gestão Empresarial, pela Fundação Dom Cabral. Na vida pública, foi secretário parlamentar do deputado federal Fernando Filho, pela Câmara dos Deputados, exerceu o cargo de Diretor do SEST SENAT, unidade de Petrolina, e secretário de Governo e Agricultura do município de Petrolina. Em 2020, Simão Durando foi eleito vice-prefeito, na chapa encabeçada por Miguel Coelho.