O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) vai avaliar o desempenho dos veículos vinculados ao programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC), responsáveis pelo transporte escolar em áreas rurais. No evento, serão feitos testes sobre como os veículos se comportam em rotas escolares de difícil acesso.
O evento, que terá a participação de gestores e dirigentes de educação municipal, acontece entre 30 de julho e 1º de agosto, em municípios do agreste pernambucano, e é uma continuidade à Operação Transporte Escolar Seguro, iniciada em 2021 pelo TCE-PE.
Além da demonstração dos veículos nas rotas, haverá palestras de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o Programa Caminho da Escola, e o financiamento de veículos de transporte escolar; da Secretaria de Educação de Pernambuco sobre o Programa Juntos Pela Educação; e da Secretaria de Educação de Gravatá, que vai falar da experiência do município no transporte escolar rural.
“O evento permitirá acompanharmos o desempenho dos veículos indicados pelo FNDE para o transporte escolar nas rotas mais difíceis do estado, rotas essas indicadas pelas próprias prefeituras. Isso vai nos possibilitar analisar alternativas para o transporte seguro de estudantes em Pernambuco”, explicou Elmar Pessoa, gerente de Fiscalização da Educação do TCE-PE.
O evento conta com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE).
Fonte: Diário de Pernambuco