O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas sediou, no último dia 21 de outubro, a primeira etapa do Circuito Interativo da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Aprovado na Chamada Pop Ciência CNPq/MCTI Nº 11/2025, o evento trouxe como tema “Abra os olhos: cultura oceânica e o enfrentamento às mudanças climáticas no Extremo Sul da Bahia”, promovendo debates, oficinas e experiências práticas voltadas à sustentabilidade e à inovação.
A publicação deste registro ganha relevância nesta semana em que líderes mundiais participam da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), onde o impacto do aumento da temperatura dos oceanos e a preservação das zonas costeiras voltam ao centro das discussões globais.
Durante o circuito, realizado no Campus localizado às margens da BR-101, estudantes, professores e pesquisadores do IF Baiano,do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – NGI Abrolhos), do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia, do Projeto Coral Vivo, do Projeto Junta Verde, do Projeto Meros do Brasil, do Programa Arboretum e do Projeto Baleia Jubarte abordaram os desafios ambientais da região, destacando a importância da educação científica e da cultura oceânica para a mitigação das mudanças climáticas — um debate que hoje se reflete nas pautas internacionais.




Com ecossistemas costeiros, florestais e agrícolas, o Extremo Sul da Bahia é uma das regiões mais sensíveis às variações climáticas. A combinação entre estiagens prolongadas, aumento das temperaturas e chuvas intensas reforça a necessidade de políticas públicas e ações educativas voltadas à sustentabilidade.

O tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, central na 22ª SNCT, ressalta a relação entre o ser humano e o mar, destacando o papel vital dos oceanos na regulação do clima e na manutenção da vida no planeta — conceito que ganha eco nas discussões internacionais desta semana.
Ao promover o Circuito Interativo, o IF Baiano reafirma seu compromisso com a educação pública, científica e tecnológica e com a formação de cidadãos conscientes.
O evento simboliza o esforço da instituição em unir ensino, pesquisa e extensão para enfrentar os desafios ambientais, fortalecendo o vínculo entre o conhecimento científico e a comunidade regional.
Em sintonia com os debates da COP30, o IF Baiano demonstra que a transformação global começa em iniciativas locais, que inspiram novas formas de pensar e agir diante das mudanças climáticas.

Comissão Organizadora
E vem mais por aí…Em 2026, o circuito vai às praças dos municípios de Itanhém e Alcobaça com o objetivo de popularizar a ciência.
#SNCT #PopCiência #CNPq #MCTI
@MCTI @CNPq @ifbaiano, @ifbaianoteixeiradefreitas, @consorcioconstruir, @prefeituraalcobaca, @prefeituraitanhem, @abrolhosparquenacional, @projetocoralvivo, @merosdobrasil @projetojuntaverde, @programaarboretum e @ projetobaleiajubarte.



