A queda do avião Voepass, em Vinhedo, no interior de São Paulo, se tornou o desastre mais fatal de 2024, segundo o levantamento feito pelo site Aviation Safety Network. O acidente aéreo registrado na última sexta-feira (9) matou 62 pessoas em um voo que saiu de Cascavel (PR) rumo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na capital paulista.
O voo saiu do Paraná por volta das 11h58, e a previsão de desembarque em São Paulo seria às 13h20, contudo, de acordo com informações do jornal O Globo, às 13h21 a aeronave não respondeu às chamadas da torre de São Paulo, bem como não declarou emergência ou reportou estar sob condições meteorológicas adversas.
O avião da Voepass despencou a 20 minutos para o desembarque ao seu destino. A aeronave caiu em um condomínio residencial e pegou fogo. Todos os ocupantes morreram.
O segundo acidente mais fatal neste ano, segundo o site Aviation Safety Network, aconteceu com um avião CRJ-200, pertencente à Saurya Airlines, que caiu logo após decolar de Katmandu, capital de Nepal, no último dia 24 de julho. O voo deveria durar 20 minutos e tinha como destino a cidade de Pokhara, onde seriam feitos trabalhos de manutenção.
Na ocasião, a aeronave transportava 19 pessoas, sendo 17 passageiros e dois tripulantes. O desastre aéreo vitimou 18 pessoas, apenas o piloto sobreviveu.