JUAZEIRO

Berg da Carnaíba supera a maldição dos presidentes da Câmara que não conseguiram se reeleger

A trajetória de alguns ex-presidentes da Câmara demonstra o quão fugaz pode ser o poder associado a essa posição. Nomes como Flor de Maria, Florêncio Galdino e Professor Nilson, uma vez detentores de considerável influência, caíram rapidamente no esquecimento ou não foram reeleitos.

Tornou-se uma maldição ser presidente da Câmara de Vereadores, somente com o vereador Alex Tanuri (PT) a maldição começa a ser quebrada, mas Tanuri experimenta às consequências dela. O vereador bem articulado no governo de Paulo Bonfim (2017-2020), tinha tudo para ser o vereador mais votado (e a projeção era essa) mas teve uma votação abaixo do esperado (2.383 votos).

o vereador reeleito Berg da Carnaíba (PSDB) poderia ter sido alcançado pela maldição que acompanha aqueles que foram presidentes da Casa Aprigio Duarte. Vereador de primeiro mandato, neófito; sem tradição familiar na política; migrou para PSDB, onde tinha mais três vereadores de mandato (Neguinha da Santa Casa, Bené e Jean Gomes) tinha tudo para não ser reeleito, e muitos diziam que ele não seria.

Mas o surpreendente aconteceu. Berg não somente foi reeleito, como aumentou a sua votação, consagrando-se como um dos vereadores mais bem votados nas eleições de 2024, obtendo 2.814 votos, cerca de 1. 300 votos a mais em relação a 2020.

Deixe uma resposta