No início desta semana, auxiliares de limpeza lotados na Secretaria de Educação de Petrolina informaram ao Viva Bem que nos últimos dias foram surpreendidos com a exoneração de seus cargos e quebra de contratos. Segundo eles, a Prefeitura Municipal havia informado que o contrato seria de um (01) ano, podendo ser estendido para dois anos. Os auxiliares iniciaram a carga horária de trabalho em abril deste ano, ou seja, o acordo de trabalho seria até abril de 2025.
Para uma das auxiliares de limpeza que trabalha em uma Unidade de Acolhimento à Criança do Programa Nova Semente, gerida pela rede municipal, a situação é revoltante. “Tinha um contrato com a prefeitura de 1 ano podendo ser renovado por mais 1 ano totalizando assim 2 anos. Só que pra minha surpresa, recebi uma mensagem do RH pedindo que eu comparecesse lá, quando cheguei lá era pra assinar o término do contrato que nem completou 1 ano. Meu contrato do primeiro ano venceria ainda em abril do ano que vem. Não só eu, mas muitas mulheres que estavam lá. Estamos revoltadas com essa situação”, disse a funcionária que preferiu não ser identificada.
O Viva Bem encaminhou o caso para a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEDUCE) de Petrolina, através da assessoria de comunicação, e aguarda resposta.
Fonte: Programa Viva Bem