O Vitória não cairá e os críticos terão que engolir isso! O Esporte Clube Vitória hoje é um dos mais antigos e tradicionais dos clubes brasileiros. É um dos pioneiros do futebol no Brasil e tem uma grande História de tradição e um maravilhoso legado no futebol.
O Brasil é uma Nação a qual desaprendeu a respeitar e a valorizar a História dos mais relevantes. Quem contribuiu pra chegarmos onde estamos e sermos quem nós somos no cenário nacional. O Vitória não é exceção! O futebol lhe deve muito por seus feitos desde a fundação,até os dias de hoje.
“O Vitória foi criado em 1899 como um clube de críquete e adotou o futebol em 1902.” Um dos mais antigos em atividade. Já em 1905 ajudou criar a Liga Bahiana de Sports Terrestres. O seu retorno à série A, sendo o campeão da série B em 2023, foi um marco de justiça a tudo que esse glorioso time fez pelo futebol brasileiro, desde 1902.
Entretanto, seu desempenho mediano no primeiro turno de 2024 na série A do campeonato brasileiro, levou vários secadores que torcem para outros times a preverem a queda do Vitória. Só que o time se reorganizou e no segundo turno é a equipe com a sexta melhor pontuação dentre todas as vinte que estão na disputa. E, após derrotarem o forte time do Fortaleza por 2 x 0, o Leão da Barra confirmou sua permanência na série A de 2025. E mais! Ainda abriu uma possibilidade real de uma vaga na copa sul-americana ou talvez até na Pre-Libertadores de 2025.
E isso só dependerá de como ficarão os seus adversários os quais estao acima dele na tabela de classificação. Isso é algo que não será impossível, levando em conta o passado de resiliência e de superação desse time emblemático que mora no coração de todos os brasileiros. E até mesmo da torcida do Bahia que nutre secretamente um real carinho por seu arquirrival. Afinal: O que seria do futebol baiano e do brasileiro sem a dupla BaVi, que de longe é um dos maiores clássicos do “esporte bretão” no Brasil? Salve, salve o Vitória. Time de raça e tradição! É um grande e verdadeiro campeão!
Teobaldo Pedro,
Torcedor do Vitória.